Extra

Avaliada em 1260 milhões de euros, a Liga Portugal Betclic é o 8.º campeonato mais valioso do mundo

Conteúdo Patrocinado | 8 meses atrás em 27-10-2023

A Liga Portuguesa mantém o seu estatuto como uma das mais importantes da Europa e do Mundo, mesmo não chegando ao chamado “Top-5” europeu. A avaliação de valor de mercado vem também comprová-lo.

PUBLICIDADE

A Liga Portuguesa conta-se entre as mais importantes a nível internacional. O desempenho das equipas portuguesas na Liga dos Campeões e na Liga Europa atrai apostas desportivas e os respetivos clientes. E a própria Liga Betclic nunca está fora do “radar” dos fãs internacionais, pois já estão habituados quer aos novos talentos portugueses, quer ao facto de FC Porto e Benfica serem dos principais “trampolins” de estrelas para os maiores palcos europeus. As odds de as próximas estrelas europeias já estarem a jogar aqui são altas!

A 8.ª liga mais valiosa

De acordo com o Transfermarkt, prestigiado portal de informação futebolística, a Liga Portuguesa é a 8.ª mais valiosa do mundo, em termos de valor de mercado (1260 milhões de euros). 

PUBLICIDADE

As primeiras cinco posições são ocupadas, obviamente, pelo Top-5 das ligas europeias. A Premier League lidera destacada, com uma avaliação a superar os 10 000 milhões de euros (não surpreende que as odds de as equipas inglesas dominarem a Champions nos próximos anos sejam altas). Seguem-se a liga espanhola (4660 milhões de euros) e a italiana (4580 milhões de euros). As ligas alemã (3970) e francesa (3520) compõem o habitual Top-5.

Depois vêm duas ligas não europeias. O Brasileirão vale 1440 milhões de euros e a MLS dos Estados Unidos 1270 milhões de euros. Isso significa que o campeonato português, oitavo a nível mundial, é mesmo o 6.º mais valioso a nível europeu, e o mais valioso fora do Top-5. Dadas as polémicas e suspeições permanentes em torno do nosso futebol, as odds de tal suceder pareceriam baixas, mas esta é a avaliação do rigoroso e imparcial Transfermarkt.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Seremos ultrapassados?

Mas atenção: as odds sugerem que seremos ultrapassados em breve. No 9.º lugar vem a liga saudita (1190 milhões de euros), e dado o investimento que os clubes e o governo do Reino da Arábia Saudita vêm fazendo, é provável que venha a subir.

A tabela dos 10 Mais é fechada pela liga da Turquia (1160 milhões de euros).

Liga dos Campeões: valores de mercado refletem odds reduzidas

Se o valor de conjunto da liga impressiona, o valor individual das equipas portuguesas na Champions baixa as odds de alguma delas conseguir a vir ganhar a competição. 

De acordo com o TransferMarkt, o Benfica ostenta o maior valor de mercado entre as equipas portuguesas (344,5 milhões de euros), quedando-se pela 16.ª posição entre as equipas a participar na Liga dos Campeões. Recentemente, o Benfica apurou-se para a quarta eliminatória da Taça de Portugal. Ou seja, um valor que reflete boas odds para os encarnados chegarem aos oitavos de final, teoricamente.

As odds do FC Porto baixam um pouco, pois os azuis e brancos estão na 18.ª posição, com um plantel avaliado em 282,5 milhões de euros.

O SC Braga surge na 26.ª posição, com uma avaliação de 124,7 milhões de euros, refletindo também as fracas odds que se lhe atribuem de passar à segunda fase. Mas quem sabe se os guerreiros não orquestrarão uma surpresa.

Liga Europa: Sporting entre tubarões

O valor de mercado do Sporting não está assim tão longe do FC Porto, com 241,9 milhões de euros. Porém, a Liga Europa da UEFA, mesmo estando um patamar abaixo da Champions, está recheada de “tubarões”, fazendo com que o valor de mercado dos leões seja apenas o 9.º mais alto. As odds do Sporting vencer a Liga Europa 2023/24 baixam se vistas por esta perspetiva. 

A tabela é liderada pelo Liverpool, uma verdadeira equipa “de Champions” avaliada em 830,7 milhões de euros.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE