Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Crimes

Autoridade Marítima Nacional já apreendeu mais de 20 toneladas de droga em 2023

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 21-03-2023

Mais de 20 toneladas de droga foram apreendidas este ano pela Autoridade Marítima Nacional (AMN), um número superior ao total de 2022, tendo já sido detidas 31 pessoas por suspeitas de tráfico.

PUBLICIDADE

De acordo com as informações enviadas à Lusa, até sexta-feira foram apreendidas 20,20 toneladas de estupefacientes, ultrapassando, assim, em menos de três meses o total de droga apreendido pela Polícia Marítima e pela Marinha ao longo de 2022, ano no qual se apreendeu 16,52 toneladas de droga, com destaque para o haxixe e a cocaína.

A droga apreendida desde o início deste ano excede em quase quatro toneladas o total do ano anterior e representa quatro vezes mais do que a quantidade de estupefacientes que foram apreendidos em 2021, quando se registou a apreensão de apenas 5,14 toneladas.

PUBLICIDADE

publicidade

Os registos da AMN apontam ainda para um recorde ao nível de pessoas detidas ou identificadas este ano, que ascendem a 31, quando em 2022 não foram além das seis pessoas detidas ou identificadas por suspeitas de tráfico de droga. Em 2021, reportou-se a detenção ou identificação de somente três pessoas.

O combate ao tráfico de droga tem sido visível também na apreensão de embarcações de alta velocidade, com a AMN a adiantar que foram já apreendidas 13 lanchas rápidas nos primeiros meses de 2023, quase tantas quanto as 15 que a Polícia Marítima (em colaboração com a Marinha) apreendeu durante 2022. O registo de 2023 quase triplica o número de embarcações de alta velocidade apreendidas em 2021: cinco.

PUBLICIDADE

A maioria das ações de combate ao tráfico de droga tem ocorrido a Sul do território continental, tendo os estupefacientes apreendidos sido posteriormente entregues à Polícia Judiciária (PJ), que é o órgão de polícia criminal com competência nesta área.

A AMN esclareceu ainda que o combate ao tráfico de droga tem mobilizado meios da Polícia Marítima e da Marinha, mas contando igualmente em algumas ocasiões com o apoio da Força Aérea e da PJ.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com