Economia

Autoeuropa tem novo pré-acordo laboral que garante um aumento salarial

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 12-12-2022

A Comissão de Trabalhadores (CT) da Autoeuropa alcançou um novo pré-acordo laboral com a administração da empresa com um aumento salarial de 5,2% e um mínimo de 80 euros por trabalhador, acrescido de um prémio de assiduidade.

PUBLICIDADE

Segundo a CT, o novo pré-acordo laboral mantém o aumento salarial de 5,2%, que já estava previsto no anterior pré-acordo que foi rejeitado, mas com a garantia de um aumento mínimo de 80 euros, que, na prática, deverá ser de 100 euros para a maioria dos trabalhadores, que trabalham por turnos e que vão receber mais 20 euros no subsídio de turno.

De acordo com a CT, o novo pré-acordo, com efeito a partir de 01 de janeiro de 2023, prevê ainda a atribuição de um prémio mensal de assiduidade de 40 euros, que não deixará de ser pago devido a “férias, dias especiais, dias de compensação, ‘down days’ (dias de não produção), licença de casamento, licenças de maternidade/parentalidade e dias de nojo”.

PUBLICIDADE

“A CT considera que o acordo agora alcançado é positivo para todos os trabalhadores”, disse à agência Lusa o coordenador da CT, Rogério Nogueira, salientando que, “na prática, o novo pré-acordo prevê um aumento mínimo de 100 euros”.

“Para a grande maioria dos trabalhadores da Autoeuropa, que trabalham por turnos, este montante, de 100 euros, poderá ainda ser acrescido dos 40 euros do prémio mensal de assiduidade”, sublinhou Rogério Nogueira.

PUBLICIDADE

publicidade

O novo pré-acordo alcançado nas negociações entre a CT e a administração da fábrica de automóveis da Volkswagen, em Palmela, no distrito de Setúbal, vai ser votado em referendo a realizar a 15 e 16 de dezembro.

Contactado pela agência Lusa, o SITE Sul, Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul, já fez saber que “vai manter os plenários de três horas em cada turno, que convocou para os dias 13 e 14 de dezembro [terça e quarta-feira]”.

“Convidámos a CT a fazer-se representar nos plenários e a explicar este novo pré-acordo aos trabalhadores”, disse à agência Lusa o sindicalista Eduardo Florindo, do SITE Sul.

“Nós continuamos a pensar que a empresa poderia ir mais além. Não estamos a dizer que se trata de um mau acordo, mas era importante que a CT não se limitasse a fazer o referendo e que se disponibilizasse para explicar este pré-acordo em detalhe a todos os trabalhadores nos plenários convocados pelo SITE Sul”, acrescentou Eduardo Florindo.

O anterior pré-acordo laboral foi rejeitado no passado dia 6 de dezembro pela maioria dos trabalhadores da Autoeuropa, com 2.007 votos contra e 1.826 a favor, num universo de mais de 5.000 trabalhadores, em que só 3.865 exerceram o direito de voto.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE