Coimbra

Autocarros novos comprados pela Câmara de Coimbra registam avarias regulares

Notícias de Coimbra com Lusa | 4 horas atrás em 23-07-2025

Os Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) compraram dez autocarros elétricos que começaram a circular em 2024, mas as viaturas, apesar de novas, têm tido avarias regulares, afirmou hoje fonte da Câmara.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

“Desde a aquisição que as avarias nestas viaturas são regulares”, afirmou à agência Lusa fonte oficial da Câmara de Coimbra, em resposta escrita sobre os dez autocarros elétricos novos comprados em 2023 e que começaram a circular em 2024.

PUBLICIDADE

Ao dia de hoje, cinco autocarros estão imobilizados (um deles envolvido num acidente de viação), estando os restantes a circular, acrescentou.

Apesar das avarias regulares, não se registaram, nos últimos meses, carreiras suprimidas por falta de viatura, por falta de tripulante ou por avaria, salientou.

As viaturas foram compradas após concurso público internacional lançado em 2022 para a compra de dez autocarros elétricos, que foi vencido pela Carbus, com proposta de venda de autocarros Otokar (fabricante turco), por 4,2 milhões de euros, no âmbito do financiamento de programa operacional para a compra de veículos elétricos.

Desde março de 2024 até ao presente momento, “as não conformidades e avarias intermitentes têm sido reportadas sempre ao fornecedor e o mesmo, através do seu próprio pessoal ou através dos técnicos da marca (que se têm deslocado a Portugal), tem efetuado as devidas alterações/reparações”, esclareceu o município.

Segundo a Câmara de Coimbra, os veículos encontram-se em garantia, cabendo a assistência às avarias “exclusivamente ao representante da marca”, que transmitiu aos SMTUC que aguarda a chegada de “peças de substituição vindas da Turquia”.

“Quer os SMTUC quer a autarquia estão a desenvolver todas as diligências ao seu alcance para ultrapassar esta situação e em contacto permanente com o representante da marca para resolução das avarias o mais breve possível”, vincou.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE