Cidade

Autocarros dos SMTUC com Internet grátis!

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 03-03-2017

 

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) prepara-se para disponibilizar, pela primeira vez, internet gratuita nos autocarros dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), ao mesmo que praticamente quadruplica os pontos de acesso da rede Wi-Fi fixa Coimbra+. Nesse sentido, o Município pretende adquirir um total de 220 novos hotspots– 70 fixos e 150 para as viaturas dos SMTUC.

 

PUBLICIDADE

smtuc

O projeto apresenta um custo total estimado de 512.000 euros (c/IVA) e será submetido a votação na reunião do executivo municipal do próximo dia 6 de março, incluindo a respetiva candidatura a financiamento do Programa Valorizar – Linha de Apoio à disponibilização de redes Wi-Fi do Turismo de Portugal.

PUBLICIDADE

publicidade

A CMC afirma que “dispõe, desde 25 de abril de 2015, da rede Wi-Fi de acesso gratuito à internet Coimbra+, dotada de 24 pontos de acesso, colocados essencialmente no centro da cidade. Atualmente, esta rede conta já com mais de 130 mil utilizadores registados, sendo que os estrangeiros ultrapassam os 24% e os turistas rondam os 30%”.

Com o presente projeto pretende-se melhorar a qualidade do serviço Coimbra+, ao mesmo tempo que se alarga a sua área de cobertura a outros locais de interesse cultural e turístico, incluindo as sedes das 31 freguesias do concelho (as atuais e as antigas). Outros objetivos passam por oferecer este serviço aos utilizadores dos SMTUC (neste caso, inclui geolocalização das viaturas por GPS).

Segundo a CMC, “a compra destes 220 novos hotspots servirá para promover o turismo, a cultura e o comércio, permitindo acesso rápido e simples, dos turistas e das populações, a conteúdos informativos; aos turistas, para estruturar as suas visitas e fruir dos recursos disponíveis e, às populações, para criar novas oportunidades de negócio assentes no digital. O projeto enquadra-se também no esforço que tem sido feito para reforçar as caraterísticas de Coimbra como SmartCity”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE