Primeira Página
Autocarro cai de ravina e faz vários mortos (Serra da Estrela vive horror dos anos 80)

Imagem: Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil / Facebook
O Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil das Beiras e Serra da Estrela, em articulação com os Bombeiros Voluntários da Covilhã e o Serviço Municipal de Proteção Civil da Covilhã, promoveu, no dia 17 de maio, um exercício em grande escala que simulou um despiste de um autocarro com múltiplas vítimas, na estrada de acesso à Torre na Serra da Estrela, no concelho da Covilhã.
O exercício, realizado na modalidade LIVEX (Live Exercise – com movimentação real de meios no terreno) teve como principal objetivo testar os planos de emergência das diversas entidades, nomeadamente o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil da Covilhã e o Plano de Emergência Interno do Hospital Pêro da Covilhã, bem como reforçar a articulação e a coordenação operacional em situações de emergência complexas.
Mais de 180 operacionais de diversas entidades estiveram envolvidos neste exercício, que reforça o compromisso conjunto com a segurança da população e com a preparação para uma resposta eficaz em situações de emergência real.
PUBLICIDADE
Enquadrada nos 150 anos dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, a ação foi planeada tendo em conta “uma das situações mais complexas” que a corporação já enfrentou quando, em julho de 1987, um autocarro caiu numa ravina junto ao antigo Sanatório.
O despiste originou a queda do veículo, uma excursão proveniente de Valbom, Gondomar, numa ravina de mais de 100 metros e provocou 19 mortes e 48 feridos.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE