Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

“Autocarro bateu num poste em Coimbra” mas “está tudo bem” porque era um simulacro

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 01-02-2023

A Companhia Municipal de Bombeiros Sapadores de Coimbra (CMBSC) realizou, hoje, dia 01 de fevereiro, o Exercício “Saver 2023”, que simulava um despiste e um embate com violência de um autocarro num poste de iluminação pública. A violência do embate provocou a queda do poste, a deformação do veículo e a projeção dos 15 passageiros, espoletando uma diversidade de situações às quais foi necessário dar resposta. O cenário do exercício “Saver 2023”, que decorreu na Casa Municipal da Proteção Civil, envolveu 33 operacionais e 11 viaturas. 

PUBLICIDADE

O exercício, que juntou a CMBSC com os Bombeiros Voluntários de Coimbra e de Brasfemes, e teve a observação do vereador Carlos Lopes, responsável da área da Proteção Civil e Bombeiros, simulou um acidente violente que envolveu um autocarro com 15 passageiros e obrigou os operacionais a múltiplas respostas perante as 16 vítimas. Com o envolvimento de 33 operacionais e 11 viaturas, o exercício teve lugar na Casa Municipal da Proteção Civil. 

Esta operação serviu para testar as comunicações e a articulação com as várias equipas e entidades, bem como avaliar os procedimentos dos Bombeiros perante uma situação de acidente rodoviário, envolvendo viaturas pesadas de passageiros com multivítimas, para além de avaliar os procedimentos dos bombeiros, testar os tempos de resposta das várias forças intervenientes, detetar e corrigir eventuais erros ou omissões dos intervenientes no teatro de operações, a capacidade de atuação de todos os operacionais face a emergências desta envergadura, permitindo, desta forma, definir um plano de ação para correção das falhas identificadas e testar os sistemas de comunicação.

PUBLICIDADE

publicidade

“A simulação como treino para uma situação real é uma boa forma de aprendizagem, permitindo também a gestão do risco em cenários de crise. Possibilitam ter uma noção mental do tempo, e permite a mecanização de procedimentos, que podem depois ser replicados em situações reais e facilitar todas as operações de socorro”. A partir desta ideia, expressa na apresentação do exercício “Saver 2023”, os Sapadores, os Voluntários de Coimbra e os Voluntários de Brasfemes, colocaram em prática as “várias valências que devem ser fortemente treinadas, nas quais destacamos para efeitos do presente exercício, acidentes rodoviários com viaturas pesadas e emergência pré-hospitalar”.a

As ocorrências menos comuns devem ser ainda mais treinadas e simuladas, pois pela sua especificidade, ou por raramente acontecerem, os operacionais devem estar da mesma forma preparados para adotar estratégias, táticas e manobras que possam fazer face a estas ocorrências, explica-se na informação da Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra. 

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com