Primeira Página

Figueira da Foz: Pedro Machado defende porto de carga na margem sul do Mondego

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 31-03-2021

O candidato do PSD à Câmara da Figueira da Foz, Pedro Machado, defendeu hoje a relocalização do porto de carga na margem sul e a devolução da margem norte à cidade como uma prioridade de desenvolvimento estratégico.

PUBLICIDADE

O candidato social-democrata, que hoje apresentou as 12 prioridades de desenvolvimento estratégico para o concelho, com o lema “Figueira da Foz do futuro”, salientou que, a médio prazo, este será o projeto que vai “mudar a face” da cidade.

“Nós temos as empresas na margem sul, incluindo as exportadoras, produzimos na margem sul, carregamos em camiões para voltar a descarregar na margem norte nos navios e, para mim, isso não faz sentido nenhum”, disse Pedro Machado, na sessão que decorreu numa unidade hoteleira da cidade.

PUBLICIDADE

Na visão do candidato, a concretização deste projeto no porto da Figueira da Foz vai permitir uma nova “operacionalidade e funcionalidade para as empresas, diminuindo custos e a pegada ecológica”, além de proporcionar “condições de segurança para os navios e para os operadores”.

“Teríamos também uma oportunidade única de aproveitar a “bazuca” europeia para relançar projetos cuja ambição e liderança política é fulcral para os conquistar, como é o caso da eletrificação da linha do Oeste, desde a estação do Rossio até à Figueira da Foz, que permitia criar um novo ‘hub’ comercial, turístico, e até para captar novos residentes”, defendeu.

PUBLICIDADE

publicidade

A relocalização do porto de carga da Figueira da Foz seria também, segundo o candidato, uma oportunidade para relançar o porto e a abertura da base aérea de Monte Real à aviação civil, “o que seria um portão de oportunidades para a região e a Figueira da Foz do ponto de vista comercial, turístico e de novos ‘hubs’ internacionais”.

Pedro Machado argumentou ainda que as “melhores vistas da cidade estão ocupadas por gruas e contentores” para justificar a relocalização do porto de carga para a margem sul, para que o atual espaço na margem norte seja “devolvido à cidade” e aproveitado para áreas de turismo e lazer.

O cabeça de lista do PSD acrescentou ainda que é necessário fortalecer a notoriedade e presença do porto da Figueira da Foz nas atividades comerciais, nacionais e internacionais, bem como o capacitar do ponto de vista turístico, desenvolvendo a sua capacidade tecnológica de automação.

Caso seja eleito nas autárquicas deste ano, Pedro Machado prometeu, “por força da pandemia”, um plano “rigoroso e urgente” de recuperação económica para a Figueira da Foz, “que permita salvar empregos, salvar empresas, criar fluxos e crescimento”.

Entre as 12 “alavancas” de desenvolvimento idealizadas para o concelho, o candidato propõe também a capitalização do Casino, tornando-o mais competitivo e representativo da oferta cultural “distintiva e característica da Figueira da Foz no mercado ibérico no curto prazo”, o investimento nas estruturas de apoio à população sénior e a criação de um plano de combate ao êxodo populacional e atração de população mais jovem, “através dos recursos naturais e ativos diferenciadores”.

Nas suas prioridades de desenvolvimento estratégico constam ainda a atração de empresas da indústria transformadora, a dinamização do parque empresarial e industrial, atraindo empresas em setores estratégicos como a tecnologia, “bem como a criação de novos modelos de negócio de base tecnológica e novas zonas de implantação de negócios”.

O plano avança também com a criação de um plano de promoção e captação de investimentos com base nos ativos da Figueira da Foz, “com o objetivo de criar ‘clusters’ estratégicos (Mar e Oceanografia, Turismo e Cultura, Indústrias Criativas, entre outros)” e o desenvolvimento de uma estratégia e plano de sustentabilidade, com “parcerias institucionais da ciência e do conhecimento, para uma cidade sustentável de referência europeia”.

O candidato anunciou as bases do programa eleitoral para os próximos meses, depois de “uma larga auscultação e discussão com a sociedade figueirense”, em torno de cinco princípios: desenvolvimento e crescimento social, desenvolvimento ambiental e sustentável, desenvolvimento económico, boa governação e participação cívica.

Veja os vídeos dos diretos NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE