Autárquicas

Coimbra: Inês Tafula (PDR/MPT) quer recuperar dinamismo do concelho

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 09-09-2021

A coligação “Coimbra é Capital” (PDR/MPT) apresenta como candidata à presidência da Câmara a jornalista Inês Tafula, que tem como principal objetivo contribuir para a recuperação da notoriedade e dos índices de desenvolvimento do concelho.

PUBLICIDADE

“O nosso objetivo é que Coimbra se torne uma verdadeira capital de distrito e que não o seja só no papel. Esta não é a Coimbra de antigamente, pujante e liderante”, disse à agência Lusa a secretária-geral do Partido Democrático Republicano (PDR).

A única candidata mulher à presidência do município, de um leque de oito candidaturas apresentadas, salienta que Coimbra “é capital de distrito, a principal casa dos estudantes, atravessada pelo maior rio que nasce em território nacional, mas tem sido sempre relegada para papéis secundários em relação a outras capitais de distrito”.

PUBLICIDADE

Caso não vença as eleições, a cabeça de lista do Partido Democrático Republicano (PDR) e do Partido da Terra (MPT) salienta que a coligação não vai fazer oposição “suja nem de bota-abaixo, porque o foco são os conimbricenses”.

“Queremos mostrar que vimos por bem e que a oposição consegue colaborar na definição de políticas públicas”, disse Inês Tafula, de 36 anos, que se encontra também a tirar a licenciatura em Direito.

PUBLICIDADE

publicidade

A candidata, que é atleta de halterofilismo na Académica, realça que lidera uma candidatura “ao centro, em que se defendem políticas de esquerda e direita”.

Salientando que a sua candidatura “é uma mais-valia para Coimbra e para a modernização da cidade”, Inês Tafula aposta na reindustrialização de Coimbra para “recuperar do atraso em relação a cidades como Aveiro”.

Embora não queira fazer do Hospital Geral (Covões) uma bandeira eleitoral, a candidata da coligação “Coimbra é Capital” promete defender a sua importância na prestação de cuidados de saúde.

“Queremos o Hospital dos Covões aberto e modernizado”, sublinha, apostando também na promoção de medidas ecológicas e sustentáveis e na criação de espaços de ‘coworking’ na cidade.

Inês Tafula defende ainda o aumento do número de lares e centros de dia para idosos e doentes de Parkinson e Alzheimer, de forma a ajudar as famílias a lidar com estas situações.

Como grande medida para resolver o problema do estacionamento em Coimbra, propõe a construção de parques verticais, “que podem ser implementados sem danificar o património”.

Esta é a estreia da coligação PDR/MPT em Coimbra.

Nas anteriores eleições, o PS conquistou cinco mandatos, a coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM conseguiu três, o movimento Somos Coimbra alcançou dois e a CDU um.

Além de Inês Tafula, concorrem o atual presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado (PS), José Manuel Silva (coligação PSD/CDS-PP/Nós, Cidadãos!/PPM/Volt/RIR/Aliança), Francisco Queirós (CDU – PCP/PEV), Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Miguel Ângelo Marques (Chega), Filipe Reis (PAN) e Tiago Meireles Ribeiro (Iniciativa Liberal).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE