Autárquicas

Cidadãos por Coimbra quer uma Câmara capaz de “unir as energias” da cidade (com vídeo)

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 26-07-2021

O Cidadãos por Coimbra (CpC) quer uma Câmara “capaz de unir as energias da cidade”, afirmou hoje o cabeça de lista do movimento, Jorge Gouveia Monteiro, que pretende dar “uma lufada de ar fresco” à vida democrática do concelho.

PUBLICIDADE

“Queremos dar força aos órgãos, queremos uma Câmara capaz de unir as energias da cidade, queremos uma assembleia municipal com vida própria que não seja apenas uma posta-restante do executivo camarário”, disse Jorge Gouveia Monteiro, que falava aos jornalistas após a entrega das listas do movimento no Tribunal de Coimbra.

Segundo o candidato, o CpC foi “a primeira força política a entregar as suas candidaturas” no Tribunal, referindo que, para além das listas à Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Coimbra, o movimento concorre também em todas as freguesias urbanas do concelho e ainda em Almalaguês e na União de Freguesias de Assafarge e Antanhol.

PUBLICIDADE

“Tenho muito orgulho nesta não desistência de nos mantermos como grupo de cidadãos eleitores e com cidadãos no nome e de termos cumprido esta primeira parte riquíssima de contacto com as pessoas”, salientou.

Como “causa principalíssima” do movimento, Jorge Gouveia Monteiro apontou para a “participação das pessoas” e para a cidadania ativa.

PUBLICIDADE

publicidade

“As pessoas não são clientes de uma câmara que fornece serviços. A democracia não é congelada a seguir às eleições até daqui a quatro anos. É uma democracia para funcionar todos os dias e essa característica nossa é muito importante”, realçou, defendendo também freguesias com mais poder, mais recursos e mais próximas das pessoas.

Como algumas das bandeiras para a campanha eleitoral, o candidato apontou para a continuação dos Covões como um grande hospital, o combate às alterações climáticas, um plano para suster “o excesso de mancha construída na cidade” e prioridade à reabilitação de edifícios devolutos com habitação acessível, e garantir que a frente ribeirinha da cidade não se transforme numa “turistolândia”, mas que seja utilizada para “habitação, indústrias criativas e zonas verdes”.

O antigo vereador eleito pela CDU entre 1997 e 2009 foi o cabeça de lista do movimento nas autárquicas de 2017, em que o CpC falhou a eleição de um vereador por menos de uma centena de votos, depois de em 2013, na primeira vez a votos, ter conseguido eleger o advogado José Augusto Ferreira da Silva, que renunciou ao cargo de vereador meses antes do final do mandato.

A lista de candidatos à Câmara Municipal de Coimbra do movimento Cidadãos por Coimbra é constituída por Jorge Filipe de Gouveia Monteiro, Sónia Marlene Jesus Filipe, Adelino Manuel dos Santos Gonçalves, Maria Helena Dias Loureiro, Pedro Manuel Cravino Serra, Irma da Silva Brito, Paulo Manuel David Mota Saraiva, Cláudia Sofia dos Santos Pires, Artur Miguel Antunes Dias e Rosa Maria Rego da Silveira e Castro. 

A lista de candidatos à eleição da Assembleia Municipal de Coimbra do CPC é formada tem como integrantes: João José Oliveira Malva, Graça Maria Jegundo Simões, Serafim José dos Santos Duarte, Anabela Marisa De Jesus Rodrigues Azul, João Pedro de Matos Mortágua, Inês de Brito van Velze, José Carlos Santos, Ana Catarina Louro Parente, Rui Gil Coelho Cristino Mamede e Clara d’Ascenção dos Santos de Moura Lourenço. 

À Junta de freguesia de Almalaguês a candidata é Graça Maria Jegundo Simões, já para a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais candidata-se Alexandre de Sousa Carvalho, à União de Freguesias de Assafarge e Antanhol o candidato é José Vieira Lourenço, à União de Freguesias de Coimbra surge a candidatura de Paulo Alexandre Ferreira dos Anjos. Para a União de Freguesias de Eiras e S. Paulo de Frades a candidata é Teresa Maria Martinho Martins de Sá, à União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas candidata-se Ana Paula Rego da Cunha e para finalizar Paulo Alexandre Machado Pereira é o candidato para a União de Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades. 

Além de Gouveia Monteiro, concorrem à Câmara de Coimbra o atual presidente do município, Manuel Machado (PS), José Manuel Silva (PSD, CDS-PP, Nós, Cidadãos!, PPM, Aliança, RiR e Volt), Francisco Queirós (CDU) e Miguel Ângelo Marques (Chega). A Iniciativa Liberal anunciou em 27 de junho que também se apresentaria a sufrágio.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE