Região

Autárquicas: Candidato do PSD a Oliveira do Hospital aposta em vias e equipamentos

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 15-04-2021

O candidato da coligação PSD/CDS-PP à Câmara de Oliveira do Hospital nas próximas autárquicas, Francisco Rodrigues, aposta na realização de investimentos em equipamentos de utilização coletiva e vias rodoviárias estruturantes do concelho.

PUBLICIDADE

Francisco Rodrigues, de 57 anos, disse à agência Lusa que a autarquia, no interior do distrito de Coimbra, deve recorrer “a fontes externas de financiamento, principalmente neste novo ciclo de programação de fundos comunitários”.

“Esta poderá ser a nossa derradeira oportunidade para recuperarmos do atraso em que o concelho tem caído em comparação com outros territórios”, acrescentou.

PUBLICIDADE

publicidade

Desta forma, o município poderá “realizar os investimentos que faltam em equipamentos de utilização coletiva, em vias rodoviárias estruturantes do ordenamento do território, em novas áreas de localização empresarial, em novas intervenções de regeneração urbana ou em intervenções inovadoras de valorização económica das suas potencialidades”.

O projeto conjunto do PSD e do CDS, com o lema “Unidos para construir o futuro”, “emerge da sociedade civil”, segundo um documento de apresentação do candidato à presidência da Câmara.

PUBLICIDADE

A coligação, sublinha, pretende “dar resposta a uma perceção, que se torna cada dia mais negativa, sobre a atuação da atual maioria no executivo municipal”, presidido pelo independente José Carlos Alexandrino, que está a concluir o terceiro mandato em listas do PS.

“É uma candidatura que corporiza uma vontade de mudança profunda na estratégia de abordagem às contingências do presente e aos desafios do futuro”, preconiza.

A candidatura protagonizada pelo social-democrata Francisco Rodrigues assume-se como “proposta política que oferece um novo paradigma na relação entre a autarquia e os agentes de criação de riqueza e de desenvolvimento”.

“Procuraremos agir em direção a uma redução acelerada das desigualdades sociais e de modo a colocar os apoios municipais verdadeiramente ao serviço da valorização educativa e académica dos jovens com ambição e com talento e ao serviço da melhoria das qualificações da população ativa, apoiando a sua valorização profissional e a sua fixação”, realçou Francisco Rodrigues, técnico superior de administração e finanças do município de Oliveira do Hospital.

A sua candidatura preconiza “separação e equilíbrio dos poderes em vez da subordinação de alguns órgãos em relação a outro e, muito menos, a subordinação hierárquica das freguesias ao órgão executivo municipal, como se as freguesias não estivessem dotadas de autonomia e de idêntica legitimidade democrática”.

Francisco Rodrigues disse que os dois partidos da coligação ainda não decidiram quem disputará a eleição para a liderança da Assembleia Municipal, tendo confirmado, contudo, “uma forte probabilidade” de o candidato vir a ser o presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, que é natural do concelho.

O candidato do PS à Câmara é José Francisco Rolo, atual vice-presidente do executivo.

Pelo Chega, vai candidatar-se à autarquia de Oliveira do Hospital o diretor de operações industriais António José Cardoso.

Dos sete mandatos do atual executivo, seis são do PS e um do PSD.

Durante décadas, desde 1976, o concelho foi um bastião do PSD, hegemonia que antes de 2009 só tinha sido interrompida, de 1989 a 1993, com a eleição pelo PS do historiador César Oliveira.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE