Sugestão aponta para que a distinção seja entregue a quem esteve 3 mandatos à frente da câmara e presidentes de junta do concelho de Coimbra.
Esta indicação acabou por subverter a proposta apresentada pelo presidente da União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades. Na génese estava a atribuição da Medalha da Cidade, Grau Ouro, a quem “durante décadas, foram mais do que presidentes de junta”.
No documento, os autarcas citados apontavam para os seguintes nomes: José Simão (Santa Clara e Castelo Viegas), Jorge Veloso (São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades), Diamantino Jorge (Antuzede e Vil de Matos) e Jorge Mendes (Taveiro, Ameal e Arzila).
PUBLICIDADE
No entender de Luís Correia, a distinção pretendia reconhecer o percurso exemplar destes quatro autarcas “ao serviço da nossa terra e da nossa gente”.
Mas o facto da proposta ter sido entregue no momento em que decorria a reunião da Assembleia Municipal, o presidente Luís Marinho referiu que ele não cumpria o regimento e que só poderia ser votado como forma de “sugestão”.
Ainda houve quem sugerisse que ela viesse à próxima reunião para votação, mas a proposta acabou por esbarrar na vontade expressa pelo líder da bancada socialista, José Augusto Ferreira da Silva, e que acabou por ser apoiada pelo presidente da câmara, José Manuel Silva.
Desta forma, aquilo que era a intenção inicial da proposta acabou por resultar numa indicação que aponta para a homenagem no Dia da Cidade de todos os autarcas com 3 mandatos, antes e depois da aprovação da limitação de anos à frente das respetivas autarquias.
Veja o Direto NDC com Luís Correia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE