Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Escolas

Autarcas da Região de Coimbra celebraram o Dia da Europa na escola  

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 11-05-2022

Numa ação inédita e concertada no âmbito das celebrações do Dia da Europa, o Europe Direct Região de Coimbra e de Leiria (EDRCL), inserido na CIM Região de Coimbra, lançou um desafio aos autarcas dos municípios deste território para visitarem as escolas e levarem um pouco do espírito de união, solidariedade, paz e prosperidade promovido pela União Europeia, a cada um dos alunos.

PUBLICIDADE

Em Arganil, o vereador da Educação, Luís Almeida, a par com alunos embaixadores do Clube Europeu, deslocou-se à Escola do 1º CEB de Sarzedo para falar sobre a importância da União Europeia. Por sua vez, o Município de Cantanhede esteve representado pelo vice-presidente, Pedro Cardoso que, de uma forma informal e por vezes desafiante, explicou aos alunos da Escola Técnico-Profissional de Cantanhede o que esteve na génese desta união de países europeus, o seu modelo de governação, os símbolos e valores, bem como o impacto que tem nos países membros, nomeadamente Portugal.

Em Coimbra, a vereadora da Educação, Ana Cortez Vaz, visitou a EB1 dos Olivais, para falar sobre a Europa com os mais novos.

PUBLICIDADE

publicidade

Ainda no âmbito do 9 de maio, o presidente da Câmara Municipal de Góis, Rui Sampaio, visitou a E. B. 2, 3 de Góis onde se dirigir aos alunos do 6.º ano, que escutaram atentamente a “aula” do autarca dedicada à Europa e, no Município da Lousã, o presidente Luís Antunes esteve na Escola Secundária da Lousã para falar sobre as instituições europeias e o seu papel na nossa vida.

“Juntos somos mais fortes, mais coesos e estamos mais defendidos. A grande bandeira da União Europeia é o conseguir ultrapassar as diferenças através do diálogo e da solidariedade”, sublinharam António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, e Gil Ferreira, vereador a Educação, que foram ao encontro dos jovens da Escola Secundária da Mealhada para ouvirem os seus anseios e impressões relativamente ao projeto da União Europeia, no contexto, particularmente difícil, de existência de uma guerra em solo europeu.

PUBLICIDADE

Montemor-o-Velho também aceitou o desafio e promoveu duas sessões de esclarecimento sobre a Europa e a União Europeia na EBI de Pereira e na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego, que contaram com a participação da vereadora Diana Andrade e do chefe da Divisão de Educação, Desporto e Juventude. José Charro.

 “A mais bela ideia que nasceu em 1985, para unir a diversidade e a pluralidade de línguas e culturas de vários povos e países, num só propósito, a paz”. Foi assim que o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, descreveu a efeméride aos alunos da Eptoliva e do Centro Escolar de Nogueira do Cravo, num encontro que contemplou a presença do grupo de formandos ucranianos do curso de formação de Português de Acolhimento, ministrado pelo IEFP, e acolhidos pelo município.

Em Penacova, o vereador Carlos Sousa deu uma “aula” aos alunos do Agrupamento de Escolas de Penacova, lembrando o que significa o “Dia da Europa” ou dia da União Europeia.

Esta iniciativa esteve inserida na ação “A Europa vai à escola”, promovida ao longo do ano pelo EDRCL.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com