Conecte-se connosco

Destaque

Autarcas acusados de empolar receitas ficam em silêncio no tribunal

Publicado

em

O presidente da Câmara de Oliveira do Bairro, Duarte Novo (CDS-PP), e mais 16 autarcas daquele concelho começaram hoje a ser julgados no Tribunal de Aveiro por prevaricação e violação de normas de execução orçamental.

A primeira sessão do julgamento foi dedicada apenas à identificação dos arguidos, tendo os advogados prescindido da leitura da acusação.

Apenas um dos arguidos não compareceu no Tribunal por motivos de doença.

A sessão, que foi interrompida uma hora devido à greve dos funcionários judiciais, terminou cerca das 11:30, uma vez que todos os arguidos informaram o coletivo de juízes que não pretendem prestar declarações nesta fase.

A próxima sessão do julgamento está agendada para 07 de julho.

O processo envolve 17 autarcas de Oliveira do Bairro, incluindo o presidente da Câmara, Duarte Novo, o vice-presidente, Jorge Pato, as vereadoras Lília Águas e Susana Martins, e o presidente da Assembleia Municipal, Francisco Martins, todos do CDS-PP.

De acordo com a acusação, os arguidos terão empolado receitas em quase 1,5 milhões de euros, contrariando assim a lei do Orçamento de 2017.

O Ministério Público (MP) formulou também um pedido de perda de vantagens indevidamente obtidas no referido montante.

Após a acusação deduzida pelo MP em junho de 2019, o Tribunal de Aveiro veio a proferir um despacho em que considerou que os factos em causa não constituíam crime, sendo esta “manifestamente infundada”, razão pela qual deram sem efeito a audiência de julgamento que tinha sido designada.

Desse despacho, viria a recorrer o MP para a Relação do Porto, que considerou que o tribunal recorrido, depois do recebimento da acusação, não poderia rejeitá-la naquele momento processual, decidindo revogar tal despacho e determinando a “sua substituição por outro que dê seguimento ao processado”.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade [video width="1280" height="1280" mp4="https://www.noticiasdecoimbra.pt/wp-content/uploads/2020/11/banner-NDC-radioboanova.mp4" loop="true" autoplay="true" preload="auto"][/video]
Publicidade
Publicidade
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com