Autárquicas

Autarca de Poiares é um dos ‘desportistas’ que promete correr ao serviço do povo

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 03-10-2013

 Personalidades ligadas ao desporto e que foram eleitas autarcas no domingo admitiram à agência Lusa que “a verdadeira alta competição” principiou agora e prometeram “suar a camisola” ao serviço do povo.

PUBLICIDADE

O novo presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares, o ex-árbitro de futebol João Miguel Henriques, vai ‘entrar em campo’ para substituir um político com 39 anos de experiência autárquica, Jaime Marta Soares, que é também o atual presidente da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal.

No domingo, o ex-árbitro fez uma espécie de dobradinha: comemorou a eleição e igualmente o dia em que fez 42 anos. “Deram-me parabéns em duplicado, mas tenho que reconhecer que nunca na minha vida tive tanta responsabilidade”, sublinhou.

PUBLICIDADE

publicidade

João Miguel Henriques está habituado a “ter os holofotes apontados”, a “lidar com as multidões” e “a ter a última decisão”, experiências de 25 anos que espera que lhe sejam úteis agora, “nem que seja para tomar medidas impopulares, se for preciso”.

A única certeza do antigo árbitro que chegou à elite da primeira categoria de futebol é que vai “transpirar a camisola e dar o máximo em prol do bem comum”.

PUBLICIDADE

O ex-ciclista Cândido Barbosa foi reeleito ‘ao sprint’ no domingo vereador na Câmara de Paredes, já que a sua lista venceu as autárquicas no concelho com “uma margem apertada, por 73 votos”, salientou.

Vereador desde 2009, continua a correr por gosto, mas agora para um público diferente. “Os nossos adeptos são a população e as etapas ganham-se de quatro em quatro anos”, sustentou.

Se nas edições da Volta a Portugal em Bicicleta Cândido Barbosa tinha etapas-rainha como a da Torre, a mais dura segundo os ciclistas, hoje o vereador é obrigado a vencer todos os dias os constrangimentos financeiros “de uma crise que se vive e afeta necessariamente a autarquia”, encarando-os como autênticas provas de ‘alta montanha’.

O ex-ciclista que celebrou vitória em 25 etapas na maior competição nacional da modalidade tem um conselho “muito simples” para um antigo companheiro do asfalto que abraçou uma nova etapa política, Rui Sousa, ao ser eleito presidente da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, em Viana do Castelo: “a mesma disciplina” e muito “trabalho de casa para descobrir alternativas criativas à falta de verbas”.

Rui Sousa, antigo campeão nacional e que subiu por quatro vezes ao pódio da Volta a Portugal em Bicicleta, está confiante “que os anos a trabalhar em equipa” façam a diferença “nesta verdadeira alta competição que é servir o povo”, sobretudo para alguém que não vê como um político, mas apenas “como uma pessoa do povo e que gosta da sua terra”.

No ciclismo “há um líder e trabalha-se para ele”, precisamente o que, defendeu, aconteceu nas eleições autárquicas de 29 de setembro com a sua candidatura.

A partir de hoje não há fugas do pelotão ou aventuras pessoais que se sobreponham à causa pública. Outra das diferenças, destacou, “é que agora, mesmo havendo trabalho de equipa, não dependemos de nós próprios, mas do eleitorado, das pessoas que ditam a sua sentença, para o bem e para o mal”.

Do ciclismo, que ainda não abandonou e espera fazer mais um ano de competição, traz uma certeza. “Temos que trabalhar e acreditar: sem isso não há resultados”, concluiu.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE