Região

Autarca de Penela quer “inverter o ciclo de perda de população dos últimos 40 anos” (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 29-09-2022

“O próximo ano será muito desafiante. A começar, desde logo, pelo prémio de Penela Região Empreendedora da Europa 2023”, disse o presidente da Câmara de Penela, frisando que “este é um prémio importante para a autoestima de Penela, mas sobretudo porque queremos que 2023 seja um ano de afirmação dos nossos projetos, da nossa qualidade de vida, das potencialidades do nosso território e da sua centralidade, bem como aumentar a atratividade do território, atraindo empresas e pessoas”.

PUBLICIDADE

Eduardo Nogueira dos Santos, que falava durante a sessão solene comemorativa do Dia do Município,  sublinhou a importância de “ter melhores condições para atenuar, ou mesmo inverter, o ciclo de perda de população dos últimos 40 anos.”

Para o autarca, “neste contexto de grande volatilidade que vamos viver nos próximos tempos, o papel das autarquias locais terá de ser reforçado ainda mais, como o garante de acesso aos serviços essenciais à nossa população”.

PUBLICIDADE

publicidade

Argumentando que a Autarquia “está muito atenta a este cenário e preparada para intervir junto da população mais vulnerável, com um conjunto de medidas que ajude a mitigar o atual contexto socioeconómico”.

A educação “é encarada como uma das áreas mais prementes e determinantes para o futuro e é um dos mais estimulantes desafios”, avançou Eduardo Nogueira dos Santos, realçando que o Município está a modernizar, a aproximar e a trazer transparência para os processos administrativos inerentes à atividade escolar, agilizando a relação escola-casa e casa-escola, assim como o relacionamento com os serviços municipais.

PUBLICIDADE

O autarca frisou, no seu discurso,  que “é dia de recordar que Penela é um dos mais antigos municípios do país, que recebeu o seu primeiro foral em julho de 1137, das mãos de D. Afonso Henriques e que este ano celebra 885 anos”, enaltecendo que a “história e tradições são muito ricas” no concelho.

“As Festas de S. Miguel, que começaram na quarta-feira, são o expoente máximo da nossa cultura”, disse, reforçando a aposta feita para “dar visibilidade a estas festividades do município”.

Veja os direto NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE