Região

Autarca de Nelas quer profissionalizar e internacionalizar a Feira do Vinho do Dão (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 03-09-2022

A Feira do Vinho do Dão decorre até domingo em Nelas. O evento é a maior celebração dos vinhos da Região Demarcada do Dão, uma região rica em tradição e em produtos agrícolas e gastronómicos, refere o presidente da Autarquia.

PUBLICIDADE

publicidade

“É um dos mais valiosos eixos estratégicos”, frisou Joaquim Amaral, reforçando que os objetivos para as próximas edições da Feira do Vinho do Dão assentam em dois pilares: a profissionalização e internacionalização do evento.

PUBLICIDADE

Na Sessão Solene de Abertura da 31ª edição que decorreu, esta sexta-feira,  Joaquim Amaral realçou o sentimento de alegria e de concretização que sente por este ano o formato da Feira do Vinho do Dão voltar a ser presencial, após dois anos de pandemia.

O autarca acrescentou que este ano o certame conta com 45 produtores de vinho do Dão, os melhores chefes para showcookings ,produtos gastronómicos de excelência, animação com artistas de renome, artesanato, associações, empresas da região e um leque de atividades diversificadas para toda a família.

A cerimónia que se realizou no Auditório do Edifício Multiusos de Nelas foi presidida pela secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, que elogiou a longevidade deste evento, que se reflete na sua qualidade, e que tanto contribui para a coesão dos concelhos da Região Demarcada do Dão, fazendo referência à evolução que os territórios do interior têm tido e o percurso trilhado à volta de um produto endógeno: o Vinho do Dão.

Na  sessão solene foram atribuídos os prémios do concurso “Feira do Vinho Dão – Grande Prémio Eng. Alberto Vilhena: 10 Brancos. 10 Rosados. 10 Tintos” e homenageados os jovens enólogos do Dão, que participam  na 31ª Feira do Vinho do Dão 2022, pela Confraria dos Enófilos do Dão na pessoa do Grão-Mestre Arquiteto José Perdigão.

Na área de exposição do certame, no Largo do Município de Nelas, estão cerca de uma centena de stands, com diferentes rótulos desta Região Demarcada dos Vinhos do Dão, queijo da Serra da Estrela e outros produtos endógenos. O artesanato, maquinaria e demais equipamentos afetos ao setor vitivinícola também podem ser apreciados até domingo nesta vila no distrito de Viseu.

O recinto conta, ainda, com um espaço de formação e showcooking destinado a provas de vinhos e sessões de cozinha ao vivo e oficinas ligadas aos sabores da região, e uma Praça da Alimentação.

As crianças têm atividades à sua medida, desde pinturas faciais até insufláveis e sessões de contos.

A Feira do Vinho do Dão, organizada pela Câmara Municipal, está de regresso a Nelas até domingo e no programa musical conta com as atuações de Gisela João, dia 3, e Mara Pedro, dia 4.

Veja os diretos NDC:

 

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE