Saúde

Aumento de casos de covid-19 no Porto Santo obriga a criar novo espaço de isolamento

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 18-08-2021

O aumento de casos de covid-19 nos últimos dias no Porto Santo levou as autoridades de saúde da Madeira a instalar um novo espaço com 50 camas para isolamento de pessoas infetadas, no pavilhão multiúsos da ilha, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

“Na sequência do aumento do número de casos covid-19 no Porto Santo, foi assegurada a disponibilização de um novo espaço para alojar doentes, no pavilhão multiúsos, uma vez que a unidade hoteleira dedicada a estes casos está quase a esgotar a sua capacidade”, lê-se na informação divulgada pelo gabinete do secretário da Saúde madeirense.

PUBLICIDADE

O documento refere que a partir de hoje “o Porto Santo irá disponibilizar mais 50 camas para fazer face ao aumento de casos positivos” e acrescenta que “a preparação deste novo espaço resultou de um trabalho conjunto com várias entidades”.

Entre elas estão o Comando Operacional da Madeira, através da Zona Militar da Madeira, o Serviço de Saúde da Madeira, a Direção Regional de Saúde, o Serviço Regional de Proteção Civil, a Autoridade de Saúde local, o município e o responsável do Porto Santo na estrutura do Governo Regional.

O executivo madeirense assegura que “o espaço reúne todas as condições necessárias para assegurar o isolamento e o bem-estar dos doentes com covid-19”.

“A redução do risco de transmissão do vírus depende do comportamento de cada um”, sublinha, enfatizando a importância da adoção de “comportamentos assertivos e do cumprimento escrupuloso das medidas de prevenção da covid-19”.

Fonte do gabinete do secretário da Saúde da Madeira adiantou à agência Lusa que a unidade hoteleira dedicada à covid-19 no Porto Santo “tem 42 quartos e está no limite, pelo que foi necessário acionar este novo espaço”.

A mesma fonte referiu que, de acordo com os dados das autoridades de saúde, o Porto Santo tinha sinalizados na terça-feira “64 casos ativos”.

Esta ilha tem uma população residente na ordem das 5.000 pessoas, mas é um destino muito procurado nos meses de verão para férias, sobretudo pelos residentes da ilha da Madeira.

Este ano, com algumas ligações aéreas, o Porto Santo tem registado uma população de 30.000 pessoas.

Os mais recentes dados divulgados pela Direção Regional de Saúde, na terça-feira, indicam que a Madeira registou 25 novos casos de covid-19 e mais 30 casos de recuperação, estando reportadas 308 situações ativas e 10 hospitalizações.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE