Empresas

Auchan salva quase 900 toneladas de alimentos e reforça aposta no “Desperdício Zero”

Notícias de Coimbra | 12 minutos atrás em 22-01-2026

O ano de 2025 representou um marco na missão de sustentabilidade da Auchan, que consolidou a sua estratégia “Desperdício Zero” com resultados expressivos.

PUBLICIDADE

publicidade

No total, a empresa conseguiu resgatar 883.680 kg de alimentos que teriam como destino o lixo, um feito alcançado através de uma combinação de inovação interna, parcerias estratégicas e o envolvimento dos consumidores.

PUBLICIDADE

A base deste sucesso assenta em dois pilares fundamentais. Por um lado, a aposta contínua na parceria com a aplicação Too Good To Go permitiu salvar 221.051 surprise bags, o que equivale a mais de 221 toneladas de alimentos. Esta colaboração teve um impacto ambiental notável, evitando a emissão de 596.838 kgs de CO2. Por outro lado, a Auchan deu um novo propósito a 6664.007 unidades de produtos através de iniciativas de economia circular, uma frente que vai muito além de simples descontos.

É nesta área de economia circular que a criatividade da marca mais se destacou. Em 2025 a Auchan voltou a provar que o desperdício pode ser o ponto de partida para produtos de grande valor e aceitação. Exemplos disso foram a Cerveja Artesanal “Casqueiro” produzida em colaboração com o produtor local Barona, mais de 65 kg de pão excedente foram transformados numa cerveja de sucesso, cuja produção cresceu para mais de 2.500 unidades para responder à elevada procura, a Kombucha de Casca de Laranja que resultou de uma parceria com a OK Kombucha, usando as cascas de laranja das máquinas de sumo fresco das lojas reaproveitando-as para criar uma bebida refrescante e sustentável ou ainda duas referências de Gelado de Banana – Banofee e Vegan – pensados em conjunto com a marca O Gelado, que permitiu à Auchan dar uma nova vida a 6.500 bananas maduras, criando um gelado cremoso que combate o desperdício a cada colherada.

Adicionalmente, e também no âmbito do Programa “Militantes do Desperdício Zero” foram doados 4,4 milhões de euros de excedentes alimentares a 183 instituições.

Estes projetos não são apenas números, mas sim a materialização de um compromisso real com as comunidades, em apoiar produtores locais, inovar nos processos e oferecer aos clientes produtos que contam uma história de sustentabilidade. O balanço de 2025 prova que a luta contra o desperdício alimentar pode ser um motor para a inovação, criando um ciclo virtuoso que beneficia o planeta, a economia e o consumidor.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE