Economia

Atendimentos presenciais na Segurança Social vão reduzir

Notícias de Coimbra com Lusa | 5 horas atrás em 09-07-2025

 A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Rosário Palma Ramalho, defendeu hoje que “nasceu um novo paradigma” no serviço da Segurança Social”, que permitirá que no final do ano os atendimentos presenciais se reduzam em um terço.

Na apresentação do Portal Unificado da Segurança Social, a governante começou por salientar que, desde janeiro, há menos 1,2 milhões de pessoas a serem atendidas nos balcões da Segurança Social.

“No final do ano de 2025 deverão ser menos 30% do que em 2024”, salientou, o que considerou serem “números elucidativos porque correspondem a um terço das pessoas que normalmente estariam aos balcões”.

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Estas pessoas passaram a poder “tratar dos assuntos a partir do computador, telemóvel, casa, empresa, escritório”, apontou, um paradigma que “nasce de uma orientação clara deste Governo de declarar guerra a modelos de atendimento antigos que se revelam pouco amigos das pessoas, famílias e empresas”.

A ministra destacou ainda que em 2024, 900 mil pessoas foram à Segurança Social presencialmente para obter uma declaração, e com este programa de digitalização já foi possível obter uma grande parte online.

Exemplificou ainda que mais de 700 mil pessoas foram a balcões em 2024 só para pagar contribuições, mas desde que foi introduzida a possibilidade de transferência online, já se arrecadaram 200 milhões de euros em contribuições.

Rosário Palma Ramalho destacou ainda que “das 116 medidas do programa Primeiro Pessoas, 40% já foram executadas desde início do ano”.

No âmbito deste programa, vão avançar medidas como a prova de vida online por biometria de pensionistas residentes no estrangeiro, a possibilidade do pagamento de contribuições por MBWay, várias declarações serem passíveis de obtenção online, simuladores de pensões e a interoperabilidade de dados com outros organismos do Estado.

O presidente do Instituto de Informática, Luís Farrajota, também presente na apresentação, salientou que esta foi a “maior transformação tecnológica pela qual a Segurança Social passou na sua história”.

Este projeto é “uma peça integrante de um processo de transformação digital que vai estar em marcha nos próximos dois a três anos”, admitindo que faltam concretizar cerca de 70 medidas.

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