Saúde
Atendimento Verão Seguro 2025 da ULS de Coimbra termina com mais de três centenas de atendimentos

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra fechou, no último fim-de-semana de agosto, o Atendimento Verão Seguro (AVS) 2025, que durante o verão – entre 15 de julho e 31 de agosto de 2025 – levou às praias da Tocha e de Mira cuidados de enfermagem em proximidade.
Este programa, criado para responder às necessidades de saúde dos veraneantes, garantindo a segurança dos cidadãos durante a época balnear, é um projeto da ULS de Coimbra, com o apoio dos Municípios de Cantanhede e de Mira.
Durante o período de funcionamento, foram realizados 325 atendimentos, um número superior ao ano anterior.
PUBLICIDADE
Agosto foi o mês com maior afluência aos postos de atendimento, distribuindo-se os atendimentos da seguinte forma: na Praia de Mira houve 71 atendimentos em julho e 136 em agosto; e na Praia da Tocha houve 25 atendimentos em julho e 93 em agosto.
“Os principais motivos de procura dos serviços foram a remoção de farpas de madeira; tratamento de feridas traumáticas nos joelhos, pés e braços; queimaduras por fricção ou de segundo grau; picadas de peixe-aranha e de insetos; cefaleias e hipertensão”, revela a Enfermeira Diretora da ULS de Coimbra, Áurea Andrade, frisando que “estes incidentes foram prontamente tratados pela equipa de enfermagem, que assegurou, durante os meses de verão, que os utentes pudessem retornar às suas atividades de
praia, sem complicações de maior”.
Dos 118 atendimentos realizados na Praia da Tocha cerca de 63% são atendimentos a pessoas que não pertenciam à área de abrangência da ULS de Coimbra. Na praia de Mira dos 207 atendimentos apenas 32% foram feitos a utentes de fora da área de abrangência da ULS de Coimbra. “As praias desta região são frequentadas por pessoas de todos os locais do país e a ULS de Coimbra proporcionou que todos os veraneantes, sem exceção, tivessem acesso a esta oferta de cuidados”, sublinha a responsável, dando
ainda nota de que a idade dos utentes atendidos variou entre os 4 e os 87 anos.
“O AVS demonstrou, pelo segundo ano consecutivo, ser uma resposta eficaz às necessidades de saúde da população e reforçou a proximidade dos cuidados de saúde, contribuindo para um verão mais seguro para todos os frequentadores das praias da região”, destaca Áurea Andrade. “Dos 325 atendimentos realizados apenas em duas situações foi necessário que o utente seguisse para o hospital. Este dado é muito relevante e mostra a importância das respostas em proximidade para uma melhor
utilização das respostas de saúde”, conclui a responsável.
O AVS 2025 contou com dois locais de atendimento, junto ao areal das praias, em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 14H às 19H, e aos sábados, domingos e feriados, das 10H às 19H. A equipa, composta por profissionais de várias unidades da ULS de Coimbra, esteve disponível para prestar cuidados de saúde no local, de forma a evitar deslocações desnecessárias a centros de saúde ou hospitais.
No âmbito deste projeto, foram feitas sessões de Literacia em Saúde, pelo grupo de Literacia da ULS de Coimbra, abertas à comunidade e muito participadas por cidadãos e famílias que se encontravam nas praias. Este ano, o Atendimento Verão Seguro realizou mais 16 atendimentos do que em 2024 (309 atendimentos), no total das 2 praias.
PUBLICIDADE