Crimes

Atenção! Se recebeu um email das Finanças pode ser fraude. Leia aqui

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 07-09-2022

A Autoridade Tributária (AT) lançou hoje um alerta para uma mensagem de correio eletrónico (email) que anda a circular onde é pedido que carregue num link. 

PUBLICIDADE

No comunicado feito pela entidade, pode ler-se: “Por vezes, são enviadas ao contribuinte mensagens fraudulentas em nome da AT com o objetivo de o convencer a descarregar software malicioso. Podem tratar-se de mensagens de correio eletrónico (phishing) ou SMS (smishing). Noutras situações, são reproduzidas janelas de autenticação falsas (…) que devem ser ignoradas, pois têm o objetivo de convencer o destinatário a fornecer dados para autenticação no portal ou outro tipo de dados pessoais”.

A burla em si envolve um suposto “reembolso de 235€”, por parte da AT, onde é pedido ao contribuinte que preencha um formulário.

PUBLICIDADE

publicidade

A Autoridade Tributária emitiu alguns conselhos que os contribuintes devem seguir, como verificar se tem instalado um antivírus atualizado e efetuar uma pesquisa no dispositivo.  Suspeitar de links e ficheiros enviados por mensagens eletrónicas ou SMS. Confirmar junto da fonte sempre que, através de mensagens eletrónicas de SMS ou de sites da Internet, seja pedida qualquer ação ou interação.

Sugere ainda não responder às mensagens e não clicar em links, nem descarregar ou abrir ficheiros.  Não fornecer ou divulgar as credenciais para conseguir aceder ao Portal das Finanças e, por último, apagar as mensagens de origem desconhecida ou de conteúdo duvidoso”.

PUBLICIDADE

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE