A Nestlé anunciou esta segunda-feira a retirada voluntária de alguns lotes de fórmulas infantis NAN e Alfamino Júnior, devido à possível presença de cereulida, uma toxina produzida por certas estirpes do Bacillus cereus.
A empresa sublinha que se trata de uma medida preventiva e voluntária, e que até ao momento não foram registados casos de bebés afetados. A cereulida pode causar intoxicação alimentar, com sintomas como vómitos, diarreia e sonolência, que surgem entre 30 minutos e seis horas após o consumo, mas, se o bebé não apresentar sintomas, não há motivo para preocupação, afirma a SIC.
PUBLICIDADE
Os lotes afetados incluem PreNAN 400g, NAN SUPREMEPro 1 e 2 (800g), NAN TOTAL 1 (400g e 800g), NAN TOTAL 2, NAN OPTIPRO 1 (800g e 200ml), NAN AR (800g) e Alfamino Júnior. O lote pode ser verificado na base da lata ou no topo da embalagem.
A Nestlé orienta os consumidores que possuam produtos destes lotes a não os utilizarem e garante o reembolso integral. Para proceder à devolução, basta preencher um formulário ou contactar a empresa pelo telefone 800 201 937.
A Nestlé pediu desculpa por qualquer incómodo ou preocupação e agradeceu a compreensão dos clientes enquanto trabalha para resolver a situação.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE