Extra

Atenção! Extensões elétricas podem ser fatais

Notícias de Coimbra | 1 hora atrás em 10-01-2026

Quase todas as casas portuguesas têm uma extensão elétrica atrás da TV ou debaixo da secretária, mas há um detalhe aparentemente inocente que pode transformar este simples cabo numa verdadeira armadilha de fogo.

PUBLICIDADE

publicidade

O perigo surge quando ligas uma extensão e deixas o resto do cabo enroladinho, às vezes ainda com oatilho de plástico original, para ficar “arrumado”. Ao fazeres isto, acabas de criar um aquecedor involuntário dentro de casa.Quando a eletricidade passa pelo fio, gera calor. Se o cabo estiver esticado, o calor dissipa-se no ar sem problemas, mas se estiver enrolado, o calor fica preso, derrete o isolamento de plástico e pode provocar curto-circuitos. Se houver pó, tapetes ou móveis por perto, o risco de incêndio dispara.

PUBLICIDADE

O problema torna-se ainda mais crítico com aparelhos que puxam muita energia, como aquecedores a óleo, ferros de engomar, aspiradores potentes ou termoventiladores. Nestes casos, o cabo pode sobreaquecer e derreter em minutos, muitas vezes escondido atrás dos móveis, só sendo notado quando já existe fumo ou cheiro a plástico queimado, refere o Leak.

Para protegeres a tua casa, os especialistas recomendam verificar todas as extensões, especialmente atrás de móveis, desenrolar o cabo por completo mesmo que só precises de um metro, e tocar no cabo ao ligar aparelhos potentes: se estiver quente, desliga imediatamente e substitui por uma extensão adequada.

As autoridades e os bombeiros alertam que extensões enroladas são uma das causas mais frequentes de incêndios domésticos evitáveis, e seguir estas dicas simples pode salvar a tua casa e a tua vida

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE