Coimbra

Atenção, Coimbra: vem aí mais um Pita Sanita Sound

António Alves | 2 meses atrás em 07-03-2024

Imagem: Foto Secção Fotografia AAC

O tradicional festival “Pita Sanita Sound”, organizado pela Orxestra Pitagórica, está de regresso a Coimbra para animar as noites pré-Queima das Fitas. Organização revela que o cartaz irá contar com três artistas de renome nacional e mantém a entrada gratuita.

PUBLICIDADE

Sem querer revelar ainda as datas do festival, o grupo da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra (AAC) anunciou que irão passar no Pita Sanita Sound três artistas de renome nacional e outros artistas da região.

“Porque o apoio à cultura de Coimbra é também um desígnio do festival, em 2024”, garantem, ao mesmo tempo que indicam que a terceira edição contará com uma nova linha gráfica e a rádio Antena 3 como media partner.

PUBLICIDADE

“A sua programação baseada em música alternativa e na divulgação de novos grupos musicais portugueses compactuam com os pergaminhos do festival organizado pela Orxestra Pitagórica”, indicam no comunicado.

Recorde-se que a origem da Orxestra Pitagórica teve lugar no final do séc. XIX, sendo originalmente fundada por Diogo Polónico e designada de Xaranga Pitagórica. Em 1981, o grupo entrou para a Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra, “preenchendo, dessa forma, a lacuna da academia coimbrã de não haver ninguém capaz de dizer coisas sérias a rir”.

PUBLICIDADE

publicidade

Nas suas atuações, são utilizados instrumentos sérios (guitarras, bateria, baixo, saxofone, entre outros) e instrumentos seríssimos (sanitas, sinais de trânsito, adegofone, entre outros).

Para a edição 2024, o primeiro nome conhecido é Filipe Karlsson. Trata-se de um artista que se tem afirmado como uma das mais singulares figuras do espetro musical português recente.

“Cultor da despretensão e de um sentido de humor desconcertante, construído sobre o quotidiano, vive entre o real e a fantasia. A questão acompanha-o desde sempre: será genuíno ou um personagem? Provavelmente ambos”, referem.

No ano de 2020, estreou-se com “Teorias do Bem Estar”, uma lufada de bem-estar em pleno pessimismo pandémico. A resposta foi imediata e, ainda no mesmo ano, divulgou um novo conjunto de canções onde saíram êxitos como “Razão” e “Paragem”.

Em 2022, “Mãos Atadas” concluiu esta trilogia de EPs, que o projetou como artista singular e inimitável. Filipe Karlsson encerrou 2023 com “1 Casa 2 Portões” que contou com a co-produção do humorista Pedro Teixeira da Mota.

Antes de ser anunciado como cabeça de cartaz dos festivais Pita Sanita Sound e Rock in Rio, o artista lançou a música “Compromisso” produzido em parceria com Velhote do Carmo.

Filipe Karlsson é, neste momento, “um dos nomes referência dos jovens, tendo mais de 40 mil ouvintes por mês”.

Veja o vídeo “Compromisso”

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE