Vamos

Ateliês para trabalhar com o barro, música folclore e artesanato: A “Festa da cerâmica” é já este domingo

Notícias de Coimbra | 2 semanas atrás em 15-05-2024

Este fim de semana a A “Montra das Artes & Ofícios” associa-se à “Festa da Cerâmica”, para reforçar a valorização do artesanato e da cerâmica. A Baixa de Coimbra acolhe assim, no domingo, 19 de maio, 27 expositores, na Rua Ferreira Borges e na Visconde da Luz. Ateliês para trabalhar com o barro e pintar produtos cerâmicos são outras das iniciativas. A animação também não vai faltar, com apresentações nas áreas da música, do folclore e da dança.

PUBLICIDADE

A maior “montra” de artesanato ao ar livre que o Município de Coimbra promove nas Ruas Ferreira Borges e na Visconde da Luz, nos terceiros domingos de cada mês, vai contar na sua próxima edição, domingo, dia 19 de maio, com 27 expositores, que apresentam objetos feitos à mão, demonstrando, com trabalho de autor ao vivo, as diferentes fases de execução de uma peça artesanal. A iniciativa vai decorrer das 9:00 às 19:00.

Esta vai ser uma edição dedicada à cerâmica, com a “Montra das Artes & Ofícios” a cruzar-se com a celebração do Dia Europeu da Cerâmica, que a cidade comemora, em paralelo, na Baixa e na Alta, com a “Festa da Cerâmica”. Uma oportunidade única para a comunidade local, principalmente as famílias, aceder a um conjunto de ateliês vocacionados para a arte de criar peças em cerâmica. 

PUBLICIDADE

Neste evento mais alargado, os visitantes poderão explorar diferentes áreas de artesanato tradicionais, como a cerâmica, a tanoaria, os trabalhos em couro, a tecelagem de Almalaguês, a loiça de Coimbra ou os utensílios em madeira. Um repertório artesanal tradicional em permanente diálogo com a vertente artística contemporânea, através da criação de produtos originais exibidos por novos criadores, seja no campo da ilustração, do design ou da joalharia.

Com o objetivo de envolver o tecido associativo do concelho nesta iniciativa de rua, o Município de Coimbra desafiou as associações do concelho a animarem o evento. Assim, nesta edição, o programa vai contar ainda com a apresentação do concerto “The Grauº” pela Motivos Alternativos – Associação Cultural, às 12:00; o desfile e a atuação do Rancho Típico de Vila Nova de Cernache, a partir das 15:00; e um momento de dança protagonizado pelos jovens da Academia de Cultura e Desporto Wolfdance, a partir das 16:00. 

PUBLICIDADE

A “Montra das Artes & Ofícios” é um evento organizado pela Câmara Municipal de Coimbra, que tem como entidades parceiras a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, a CoimbraMaisFuturo e o CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património. As próximas edições do evento vão realizar-se a 16 de junho, 21 de julho, 18 de agosto, 15 de setembro, 20 de outubro, 17 de novembro e 15 de dezembro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE