Primeira Página
Atelier Semente: 365 dias de arte, encontros e inspiração em Coimbra

Imagem: Joao Duarte
Um ano depois, o Atelier Semente, em Coimbra, já se ergue como uma árvore fértil, acolhendo no seu tronco e ramos múltiplas manifestações culturais no campo da Arte.
No próximo dia 5 de setembro, o espaço celebra o seu primeiro aniversário com a performance “A Matéria do Gesto”, integrada no programa OFICINA CU.CO 2025. Nesta ocasião, os artistas Bernardo Nascimento, Gonçalo Parreirão e Inês Moura criarão um cenário vivo, que servirá de palco a uma segunda ação performativa – aberta a todos os que queiram explorar o desenho como gesto de diálogo.
Clara e Inês Moura, mãe e filha, emprestam carisma e força a este projeto. No discreto espaço do Seminário Maior de Coimbra, cultivam um território performativo onde se cruzam o poder universal da arte, a linguagem, a criatividade e a expressão. Ao longo deste primeiro ano de partilha, o Semente germinou encontros entre pessoas que fazem da Arte o seu propósito maior.
PUBLICIDADE
Entre memórias e registos fotográficos, o percurso do Semente deixa marcas: oficinas, debates, música, livros, mestres e artistas. Os temas em discussão refletiram preocupações atuais – da cultura à sustentabilidade, passando pela inclusão – e consolidaram a sua atuação: criação, diálogo, educação, experimentação e encontro. Um verdadeiro motor de transformação social com amplas vistas para um horizonte de que se destaca o rio Mondego espreguiçando-se com o Mosteiro de Santa Clara ao fundo.
A celebração terá lugar no Atelier Semente – Seminário Maior de Coimbra, Rua Vandelli nº 2. A entrada é livre e a oficina estará aberta a todos. Contacto: 912 575 848.
PUBLICIDADE