Crimes

Ateava fogos na Figueira da Foz “às sextas-feiras e aos sábados” após sair do trabalho

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 8 meses atrás em 29-08-2023

Um homem, de 25 anos, ateou vários focos de incêndio, durante cinco meses, na Quinta dos Vais, em Buarcos, na Figueira da Foz. Vai agora ser julgado no Tribunal de Coimbra.

PUBLICIDADE

O arguido dizia à namorada para alertar as autoridades, ou fazia ele próprio fazia o contacto, mas através do telemóvel da jovem. No total, vai responder pela prática de cinco crimes de incêndio florestal.

De acordo com a acusação do Ministério Público, consultada pelo Correio da Manhã, o homem ligou para os bombeiros “quatro vezes” através da namorada. Apenas uma chamada telefónica foi feita pelo arguido, que usou o telemóvel da companheira.

PUBLICIDADE

O suspeito, empregado de mesa, ateou a maior parte dos fogos à noite com recurso a isqueiro. Segundo a acusação, “só dava o alerta depois de se certificar que as chamas se estavam a propagar, lavrando pelas áreas de mato e pinhal”.

O despacho refere que, em todas as situações, “se não fosse a pronta intervenção dos bombeiros, atenta as características do local, o fogo poderia ter alastrado à área florestal povoada de árvores e mato, a uma casa de habitação e a diversas construções devolutas do Centro Ecuménico dos Vais”. A acusação considera ainda que “colocou em risco a vida de pessoas”, lê-se na notícia.

PUBLICIDADE

publicidade

À Polícia Judiciária, que deteve o arguido, admitiu a autoria de cinco focos de incêndio, que “ateou na erva seca”. Porém, no primeiro interrogatório judicial, optou por permanecer em silêncio.

Mas a namorada afirma ter conhecimento das ignições, tendo presenciado algumas, que “ocorriam sempre às sextas-feiras e aos sábados quando deixavam o café e se dirigiam para casa”, revela.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE