Assunção Cristas não quer descentralização sem meios

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 27-02-2018

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, defendeu hoje, em Coimbra, que a descentralização administrativa deve avançar acompanhada dos meios necessários para que os municípios prossigam as suas funções.

PUBLICIDADE

CRISTAS

“Para nós é muito importante ter a certeza de que aquilo que é transferido é transferido com os meios necessários para que, depois, os municípios possam prosseguir as suas funções. E não excluímos que, em muitos casos, os municípios que se sentem em condições para assumir determinadas funções certamente que as assumem”, disse a dirigente centrista.

PUBLICIDADE

Assunção Cristas falava aos jornalistas antes da conferência “Ouvir Portugal – Profissões do futuro”, no Café Santa Cruz, em Coimbra, com a participação da socióloga Dora Fonseca, do jornalista José Manuel Fernandes, de Daniel Traça, diretor da Nova SBE, João Rebelo de Andrade (agricultura genética) e Pedro Fonseca (empresas tecnológicas de serviços financeiros).

Salientando que o CDS-PP tem tradição municipalista, Cristas entende que a “descentralização é um aspeto muito importante e que, de facto, existem matérias que devem passar para os municípios”.

PUBLICIDADE

publicidade

No entanto, ressalvou que “os municípios não são todos iguais, não têm todos as mesmas capacidades, a mesma dimensão, quer territorial quer de massa humana, e isso também se reflete ao nível dos seus próprios recursos”.

“Aqueles que não se sentem em condições para assumir a descentralização, porque não têm recursos humanos ou financeiros, não devem ser obrigados, sobretudo quando não há desde logo uma vontade de transferir recursos financeiros e, muitas vezes, humanos, para que isso possa acontecer”, frisou Assunção Cristas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE