Coimbra

Assunção Cristas solidária com os motoristas do SMTUC

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 12-06-2018

 O CDS-PP poderá avançar com uma iniciativa legislativa no parlamento para resolver a posição remuneratória dos motoristas dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), disse hoje a presidente do partido.

PUBLICIDADE

No final de uma reunião com a Comissão de Trabalhadores dos SMTUC, Assunção Cristas disse aos jornalistas que as suas reivindicações “são muito legítimas”.

PUBLICIDADE

O CDS-PP admite avançar com uma proposta legislativa, que abranja os mais de 275 motoristas dos transportes públicos da cidade, se verificar que “demora muito tempo” o agendamento do debate de uma petição pública sobre a matéria que reuniu mais de 4.100 assinaturas e que foi entregue há um ano na Assembleia da República.

Em 2009, os trabalhadores com função de motorista foram classificados como assistentes operacionais, no primeiro escalão da Função Pública e com um ordenado de início de carreira de 535 euros, o que tem motivado diversos protestos e greves nos últimos anos.

PUBLICIDADE

publicidade

Assunção Cristas recordou que o CDS-PP também “tem sinalizado por diversas vezes estas questões” nas reuniões da Assembleia Municipal de Coimbra.

“Há uma grande inação”, lamentou, para assumir “o compromisso, se necessário for, de andar mais rápido com uma iniciativa legislativa do CDS nesta matéria”.

No encontro de hoje numa sala dos SMTUC, em que participaram algumas dezenas de motoristas, a líder centrista foi informada da situação por Sancho Antunes, da Comissão de Trabalhadores.

Idênticos problemas verificam-se também com os colegas dos serviços públicos congéneres de Portalegre e Barreiro.

Na Carris, em Lisboa, e na Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), os motoristas estão integrados numa carreira com tabela salarial e sistema de avaliação próprios, segundo Sancho Antunes, um reconhecimento que os trabalhadores reclamam há vários anos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE