Cidade

Associações culturais de Coimbra vão ser apoiadas pelo município com 1,3 milhões de euros

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 24-06-2019

As associações culturais de Coimbra vão receber este ano cerca de 1,3 milhões de euros atribuídos pelo município, foi hoje aprovado, por maioria, em reunião de câmara.

PUBLICIDADE

Carina Gomes, vereadora da Cultura e Turismo

Deste montante, 360.500 euros destinam-se às associações que se candidataram ao “Apoio Financeiro Municipal ao Associativismo Cultural para Atividade Permanente para 2019 – Associativismo Cultural Geral”, com a finalidade de as dotar das condições necessárias ao normal desenvolvimento das suas iniciativas.

Segundo o município, foram consideradas válidas 92 candidaturas: 31 candidaturas na área da música (144.250 euros), duas na área da dança (1.500 euros), 21 na área da etnografia e folclore (38.000 euros), seis na área do teatro (43.500 euros), uma no cinema e audiovisual (3.000 euros), duas na área das artes plásticas e visuais (55.000 euros), 11 na área de cultura e recreio (39.750 euros) e 18 em atividades que evidenciam interesse cultural (35.500 euros).

PUBLICIDADE

publicidade

A autarquia de Coimbra vai ainda atribuir 900 mil euros às quatro entidades que gerem equipamentos culturais municipais (Orquestra Clássica do Centro, Escola da Noite, Encontros de Fotografia e O Teatrão).

A proposta foi aprovada por maioria, com a abstenção do único vereador da CDU.

PUBLICIDADE

Na reunião desta tarde, o município de Coimbra, presidido por Manuel Machado (PS), aprovou ainda a atribuição de um apoio de 41 mil euros às associações e clubes desportivos que viram as suas candidaturas ao Regulamento Municipal Tóquio 2020 validadas.

Os serviços municipais aprovaram as propostas da Associação Académica de Coimbra e do Centro de Cultura e Desporto Judo Clube de Coimbra, tendo excluído a candidatura do Clube Náutico Académico, por incumprimento dos requisitos previstos no regulamento.

O apoio pretende assegurar as melhores condições para que sete atletas daquelas coletividades consigam obter os mínimos para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Tóquio 2020, “e ajudar à sua melhor prestação nesse evento multidesportivo mundial”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE