Cidade

Associação promove Prémio Nacional de Jornalismo para o Artesanato

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 02-04-2014

A Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde (ADAPVC) promove o Prémio Nacional de Jornalismo para o Artesanato, de forma a potenciar o reconhecimento deste setor, disse hoje, em Coimbra, o presidente da associação.

PUBLICIDADE

Ao prémio, podem concorrer apenas detentores da Carteira Profissional de Jornalista, com o máximo de dois trabalhos publicados entre 01 de maio de 2013 e 01 de maio de 2014, tendo que se candidatar até 15 de maio.

Nesta iniciativa, que agrega trabalhos de imprensa escrita, rádio e televisão, será atribuído o “Grande Prémio (Re)Descobrir o Artesanato”, no valor de 5.000 euros, que distingue o melhor trabalho publicado, havendo outros dois prémios, no valor de 2.500 euros cada, que distingue o melhor trabalhado concorrente nas restantes áreas.

PUBLICIDADE

A cerimónia de entrega dos prémios deverá ser realizada no decorrer da Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde, entre 10 de julho e 10 de agosto de 2014.

O prémio, que conta com a colaboração do Instituto de Emprego e do Sindicato dos Jornalistas, pretende “incentivar a publicação de peças jornalísticas sobre as artes tradicionais portuguesas”, explicou Saraiva Dias, presidente da ADAPVC.

PUBLICIDADE

publicidade

A iniciativa quer “salvaguardar o património” do artesanato português, que, para além de “ter um valor cultural e identitário”, é “um fator de criação de riqueza e de emprego”, salientou Saraiva Dias, que falava num seminário em torno do artesanato nos media, no Centro de Formação Profissional do Artesanato (CEARTE), em Coimbra.

O seminário foi organizado no âmbito da terceira sessão do ciclo de seminários “(Re)Descobrir o Artesanato nos Media”, iniciativa conjunta do CEARTE, da ADAPVC e do Instituto Superior Miguel Torga.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE