Coimbra

Associação Portuguesa do Sono é convidada do World Sleep 2019

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 17-09-2019

A edição de 2019 do World Sleep, um congresso que reúne especialistas de todo o mundo, vai decorrer em Vancouver (Canadá), de 20 a 25 de setembro. Trata-se de uma iniciativa organizada pela World Sleep Society (WSS).

PUBLICIDADE


“O estudo do sono afeta quase todas as facetas da saúde”, refere Clete Kushida, presidente da WSS, que destaca nesta iniciativa a colaboração “das melhores e mais brilhantes mentes no campo do sono para ensinar, aprender e interagir com outros especialistas de todo o mundo”.

Associação Portuguesa do Sono (APS) foi convidada a participar neste evento, onde irá receber um prémio do World Sleep Day Committee pelas iniciativas que desenvolveu, no âmbito do Dia Mundial do Sono 2019.  De 53 países participantes, com mais de 200 atividades em todo o mundo, a campanha da APS – “Dormir bem, envelhecer melhor” — destacou-se pela forma como sensibilizou a população portuguesa para a importância de se dormir bem, cumprindo assim uma das dimensões do trabalho que esta entidade promove.

PUBLICIDADE

Este ano, a APS organizou um vasto conjunto de atividades, como sessões em escolas, unidades de saúde e autarquias, e ainda produziu e divulgou nacionalmente um vídeo de sensibilização que enfatizava que dormir mal causa várias doenças e terá consequências na qualidade de vida presente e futura. No próprio Dia Mundial do Sono, realizou-se uma iniciativa em Coimbra, em colaboração com o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC), com a entrega dos prémios do concurso “Dormir bem, envelhecer melhor”, que estas entidades promoveram para as escolas de todo o país, e onde a Marionet apresentou a performance teatral “A máquina dos sonhos”, inspirada na Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono. A sessão terminou com um debate sobre a forma como os Livros das Grandes Religiões Proféticas sublinham a importância de dormir.

Esta distinção à APS representa uma recompensa para todos os intervenientes nas atividades que desenvolve  de sensibilização para a importância do sono e um estímulo para a sua continuidade.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE