Cidade

Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Doente Mental de Coimbra mostra competências à cidade

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 28-11-2019

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Doente Mental (APPACDM) de Coimbra promove na terça-feira um evento com 10 ateliês espalhados pela cidade, em que os utentes vão produzir ao vivo peças de artesanato e produtos gastronómicos.

PUBLICIDADE

A iniciativa é a última de um conjunto de 12, uma por mês, que assinalou as comemorações dos 50 anos da instituição, que apoia 250 jovens e adultos em quatro Centros de Atividades Ocupacionais (CAO), distribuídos por Coimbra, Arganil, Montemor-o-Velho e Tocha (Cantanhede).

“Esta é uma forma de mostrarmos os produtos que produzimos e as competências das pessoas com deficiência intelectual para o trabalho”, frisou à agência Lusa a coordenadora dos CAO, Ana Isabel Cruz, referindo que a data escolhida é o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

PUBLICIDADE

publicidade

No fundo, reiterou, “servem para divulgar o trabalho realizado por pessoas com deficiência, dignificando-o e promovendo as suas capacidades laborais”.

Os ateliês vão estar espalhados pela Universidade, Centro de Saúde Norton de Matos, Câmara de Coimbra, Escolas Martim de Freitas e Quinta das Flores, Alma Shopping, Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Escola Superior de Educação, Instituto Superior de Engenharia e Centro Comercial Atrium Solum.

PUBLICIDADE

Nos 10 espaços, os utentes da APPACDM de Coimbra vão produzir e comercializar coroas de Natal, pins e embalagens de chocolates, produtos de cerâmica e barro, trabalhos em costura, centros de Natal e rosas da Rainha Santa Isabel, entre outros.

Ana Isabel Cruz salienta que a ideia “é mostrar um pouco o que se faz na área laboral, que não é muito conhecido, pois os jovens utentes fazem coisas muito bonitas”.

No dia 21, a instituição lançou a marca “Idem aspas”, que vai ter página nas redes socais e estará associada aos produtos produzidos nas áreas do artesanato, culinária, cerâmica e agricultura.

A nova marca será apresentada também na terça-feira.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE