Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Associação Portuguesa de Acessos Vasculares fica sediada na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 23-06-2016

 

PUBLICIDADE

É, amanhã, apresentada publicamente, em Lisboa, a Associação Portuguesa de Acessos Vasculares (APOAVA), que ficará sediada na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), sob a presidência da professora Anabela de Sousa Salgueiro Oliveira.

6b8793a0-2803-4b6e-beb0-c90be755eff9

PUBLICIDADE

publicidade

A APOAVA, que será apresentada, pelas 14h30, no Centro de Congressos de Lisboa, durante o 4º Congresso Mundial de Acessos Vasculares (WoCoVA 2016), tem como fim o desenvolvimento de um conjunto de atividades relacionadas com os acessos vasculares, como sejam consultoria técnico-científica, ações de educação e formação, organizações de feiras e congressos, edições e publicações científicas de livros, revistas, vídeos e outros formatos.

Esta é uma associação que pretende integrar profissionais de áreas científicas multidisciplinares (como a Enfermagem, a Medicina, a Microbiologia e as Análises Clínicas), que contribuam para produzir e divulgar conhecimento, otimizando práticas profissionais para a qualidade de cuidados relacionados com os acessos vasculares.

PUBLICIDADE

Os acessos vasculares permitem uma das modalidades de tratamento mais utilizadas na assistência à saúde da maioria dos pacientes hospitalizados, sendo mesmo um recurso vital para alguns. Têm como funções, por exemplo, a administração de fluidos, nutrientes, medicações, sendo necessários à monitorização hemodinâmica, à hemodiálise e à quimioterapia.

Enquanto procedimento invasivo, o acesso vascular não é inócuo e está associado a riscos de infeções. Esta é, pois, uma área onde importa continuamente investigar e melhorar práticas.

Além de Anabela Salgueiro, também os professores da ESEnfC João Graveto, Pedro Parreira e Verónica Coutinho integram a APOAVA.

A ESEnfC assinala, em 2016, os 135 anos de ensino de Enfermagem em Coimbra e em Portugal, além dos dez anos de fusão das duas instituições de ensino superior que lhe deram origem: as anteriores escolas Dr. Ângelo da Fonseca e de Bissaya Barreto.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com