Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Economia

Associação para a Inovação Tecnológica e Qualidade comemora 25 anos

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 21-10-2015

A AEMITEQ – Associação para a Inovação Tecnológica e Qualidade, celebrou, no passado dia 19 de outubr,o 25 Anos de existência no apoio à Indústria e à Comunidade nos domínios da Química, Ambiente, Qualidade, Energia e Inovação.

PUBLICIDADE

AEMITEQ 25_27

A sessão Comemorativa,  no Auditório da Novotecna, homenageou diferentes personalidades que direta ou indiretamente contribuíram para a construção e solidificação do nome da AEMITEQ como Instituição de Utilidade Pública, fundada em 19 de outubro de 1990 e que integra o Sistema Científico e Tecnológico Nacional.

PUBLICIDADE

publicidade

Para assinalar este marco notável de afirmação de uma instituição com o peso da AEMITEQ, as comemorações dos 25 Anos incluíram uma palestra sobre “Inovação, Tecnologia e Investigação”, proferida pelos oradores convidados Luís Mira Amaral – Presidente do Banco BIC Português, que abordou a “Infraestrutura Tecnológica no âmbito dos Quadros Europeus”, José Carlos Caldeira – Presidente da Agência Nacional de Inovação, retratando a “Inovação no âmbito do Portugal 2020” e ainda Paulo Moniz – Vice-reitor da Universidade da Beira Interior que destacou na iniciativa o “Paradigma da Investigação em Portugal”.

O programa da Sessão Comemorativa dos 25 Anos da AEMITEQ abriu com o discurso do Presidente da Direção, Horácio Pina Prata, acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado.

PUBLICIDADE

“A AEMITEQ é uma Instituição com uma marca indelével não só na Região como no país. De forma a dar continuidade à génese do projeto ambicioso executado em 1990, a AEMITEQ quer continuar a exercer a sua forte marca na Comunidade, honrando assim os pressupostos idealizados pelos seus criadores”, referiu Horácio Pina Prata.

No decorrer da ocasião, o Presidente da Direção da AEMITEQ anunciou ainda que “fruto de ligações umbilicais ao meio científico e tecnológico, e cumprindo o preconizado no Projeto IDQ, no primeiro semestre de 2015 a AEMITEQ estendeu o seu raio de ação para áreas estratégicas consideradas chave, quer do ponto de vista geográfico, quer do ponto de vista técnico-científico”, uma ação sustentada pela assinatura de protocolos de cooperação com Instituições que revelam a ambição da AEMITEQ no que refere ao seu sustentáculo do ponto de vista da credibilidade científica, diferenciação e visão estratégica de futuro sustentado.

A sessão culminou com uma homenagem a alguns dos fundadores, como  José Simões Redinha, António Rocha Gonçalves e ainda, a título póstumo, or José Veiga Simão, personalidade que pela sua ação ajudou a AEMITEQ a alcançar os seus objetivos estratégicos na mobilização da iniciativa perante as entidades governamentais, bem como pela participação nos órgãos sociais enquanto primeiro Presidente da Assembleia Geral da AEMITEQ.

Foram ainda atribuídos diferentes Prémios de Mérito a Clientes, Fornecedores, Parceiros, Instituições, entre outras entidades e personalidades afirmadas ao longo do último quarto de século de existência da AEMITEQ.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com