Conecte-se connosco

Eventos

Associação lança petição para criar Dia da Fertilidade

Publicado

em

 

A Associação Portuguesa de Fertilidade (APFertilidade) lançou uma petição pública que visa a criação do Dia da Fertilidade como forma de alerta para a prevenção da infertilidade, da preservação da fertilidade e da defesa dos direitos dos casais, homens e mulheres, que não conseguem concretizar o projeto de paternidade.

grávida

“É preciso acabar com o estigma que continua associado à infertilidade. Os casais que não conseguem conceber naturalmente não podem continuar a sentir vergonha por terem uma doença”, lembra Cláudia Vasconcelos Vieira, presidente da APFertilidade.

“Acreditamos que a criação do Dia da Fertilidade é mais uma forma de alertar a sociedade para este assunto, uma oportunidade para a consciencialização e para o desenvolvimento de estratégias de prevenção cada vez mais eficazes e de defesa dos direitos destes casais”, acrescenta.

A APFertilidade propõe à Assembleia da República a fixação do dia 21 de junho como o Dia da Fertilidade.

A prevenção é a palavra-chave. “É importante sensibilizar a população para o facto de a fertilidade feminina diminuir com o passar dos anos, caindo drasticamente após os 35 anos de idade. Mesmo sabendo que o estilo de vida atual impõe, muitas vezes, a maternidade tardia, é importante que os casais estejam conscientes dos potenciais problemas que este adiamento pode trazer”, afirma a presidente da APFertilidade.

A infertilidade é uma doença reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, que afeta cerca de 300.000 casais em Portugal. Apesar de ser uma doença culturalmente mais associada às mulheres a verdade é que afeta homens e mulheres em igual percentagem: 40%. Existem também 10% de casos em que ambos os elementos do casal apresentam patologia e 10% de casos de infertilidade inexplicada.

A petição está disponível através do link: http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT84098

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade [video width="1280" height="1280" mp4="https://www.noticiasdecoimbra.pt/wp-content/uploads/2020/11/banner-NDC-radioboanova.mp4" loop="true" autoplay="true" preload="auto"][/video]
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com