Vamos

Associação lança três livros sobre vida e obra do compositor cantanhedense António Fragoso

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 03-03-2023

 A Associação António Fragoso (AAF) vai lançar três livros, sobre a vida e obra do pianista e compositor António Fragoso, nascido na aldeia da Pocariça, no concelho de Cantanhede, no distrito de Coimbra.

PUBLICIDADE

“São três livros. Dois de Fragoso e um sobre Fragoso. […] Estes três livros são o que falta para acabar o trabalho de recolha de espólio”, disse à agência Lusa o presidente da AAF, Eduardo Fragoso, sobrinho do músico.

O primeiro livro, com 145 páginas, com o título “Cartas a Maria e outros escritos”, será publicado no próximo mês, abril, e inclui cartas escritas a Maria, que se julga ser uma personagem fictícia criada por António Fragoso.

PUBLICIDADE

publicidade

“Eu acho que é uma ficção, em que ele descreve a sua vida para além da música”, explicou, o sobrinho do músico.

A obra, que demorou cerca de quatro anos a concretizar, inclui também contos e palestras musicais.

PUBLICIDADE

As 650 cartas do pianista e compositor foram submetidas a uma análise e transição do espólio, pela investigadora Barbara Anielo, da Universidade de Coimbra, que também irá publicar o segundo livro, denominado “Nova Biografia”.

Este segundo livro, que está ainda a ser escrito, está previsto sair em finais de 2023, e refere-se à vida e à obra de António Fragoso.

Já a terceira obra – “Correspondência” – ainda não está escrita, mas incluirá cartas, que contam a ausência do compositor na sua casa, na Pocariça, dirigidas ao pai, irmãs e colegas.

“São cartas que identificam muito a personalidade dele [António Fragoso], do que as ‘Cartas a Maria,’ que são, em princípio, reais e ficcionistas”, frisou.

O livro “Correspondência” está previsto ser editado em 2024.

O presidente da AAF deu ainda nota de que haverá um concerto dedicado à obra do compositor António Fragoso, no dia 11 de março, às 17:00, no grande auditório do Conservatório de Música de Coimbra.

Neste concerto serão interpretadas La Ville Endormie, Três Peças do Século XVIII, Nocturno em Si Bemol Menor, Nocturno em Mi Bemol Maior e Monumento 21 – Sonata, sob direção do maestro Sérgio Alapont e com a participação do pianista Manuel Araújo.

A entrada é gratuita, mas sujeita a reserva do bilhete, via telefone para (962225869) ou pelo endereço eletrónico (aff@antoniofragoso.com).

No dia do concerto, a partir das 14:30, os bilhetes podem ser levantados no Conservatório de Música de Coimbra.

António Fragoso (1897-1918), natural da Pocariça, em Cantanhede, morreu em 1918, aos 21 anos, vitimado pela gripe pneumónica.

Apesar da sua morte precoce, deixou mais de 100 peças musicais.

A Associação António Fragoso (AAF) é uma instituição cultural sem fins lucrativos, fundada em janeiro de 2009, é membro do Centro Europeu de Música, desde abril de 2022.

A Associação criou também um departamento de ensino no qual se fundaram duas academias.

Uma delas é dedicada ao ensino iniciático, onde se utiliza um método pedagógico que se baseia na prática e na experiência. A outra, designada Academia Internacional de Música “Aquiles Delle Vigne”, criada através de uma parceria entre a Associação António Fragoso e a associação belga Musici Artis, pratica um ensino do piano de “altíssima craveira”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE