A associação lusófona CapMagellan vai realizar uma campanha de segurança rodoviária em Portugal, entre 20 de dezembro e 03 de janeiro, focada nos riscos que representam a fadiga e o consumo de álcool e de drogas.
A associação organiza a campanha em parceria com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) intitulada “Sécur’ Noël 2025: Festas Seguras”.
O último período de fim de ano em Portugal registou 25 mortos e 115 feridos graves em consequência de acidentes rodoviários, segundo as autoridades. Para prevenir e sensibilizar os condutores, a associação CapMagellan organiza, desde 2003, campanhas de segurança rodoviária em todo o país.
Em declarações à agência Lusa, a responsável pela comunicação da campanha, Jessica Ramos, sublinha “a importância da sensibilização”, tanto junto dos portugueses residentes em território nacional como dos portugueses da diáspora que regressam a Portugal para as festas.
A responsável acrescenta que, este ano, haverá “um foco nos viajantes franco-portugueses”, com ações de sensibilização nos postos fronteiriços de Vilar Formoso e Chaves.
Durante a campanha, a associação irá distribuir folhetos e cartazes, abordando, entre outros temas, a “condução sob o efeito do álcool e de drogas” e a “fadiga ao volante”.
Em comunicado, a associação CapMagellan apelou a todas “as associações, parceiros e atores locais para se juntarem a esta iniciativa”. Para além das ações de sensibilização no terreno, Jessica Ramos anunciou ainda, em declrações à Lusa, que a campanha estará também “presente nas redes sociais”.
Segundo um balanço da ANSR, até 27 de novembro registaram-se 131.803 acidentes rodoviários, este ano, causando 388 mortos e 2.538 feridos graves
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