Coimbra

Associação Integrar procura “aquecer Coimbra”

Notícias de Coimbra | 4 meses atrás em 21-12-2023

A Associação Integrar iniciou hoje, dia 21 de dezembro, a 14.ª Edição da Campanha “Vamos Aquecer Coimbra”, que vai decorrer até dia 29 de fevereiro de 2024.

PUBLICIDADE

Esta campanha destina-se à angariação de bens necessários nos giros de rua “que são fundamentais para o trabalho que as equipas desempenham” junto da população sem-abrigo, começa por referir Jorge Alves, presidente da Associação Integrar, destacando que os bens como “cobertores, agasalhos, café e cevada nesta altura de frio dão sempre jeito”.

O dirigente completa que “um café quente nas horas frias da noite é uma maneira de estabelecer contacto com alguém que está na rua”. 

PUBLICIDADE

Para a Associação Integrar, esta campanha “tem uma importância fundamental a dois níveis. Por um lado, a recolha dos bens e por outro sensibilizar as pessoas de que os sem-abrigo existem e são uma realidade” dos dias de hoje na cidade de Coimbra. 

No lançamento da campanha foi também apresentada uma nova medida de apoio às pessoas em situação de sem-abrigo, a Linha de Sinalização Urgente, que, segundo Jorge Alves, “passa a complementar o trabalho que as equipas de rua fazem”. Esta Linha funcionará em horário alargado permitindo assim a sinalização de situações urgentes. “Recebida uma sinalização de alguém a pernoitar na rua, a Instituição articulará os meios disponíveis para responder de forma célere e emergente a qualquer hora do dia”, conclui Jorge Alves.

PUBLICIDADE

publicidade

Foi também assinada a Adenda ao Protocolo de criação da Rede Nacional de Equipas de Rua com a Associação Existências.

Francisco Rodrigues, diretor do Departamento de Ação e Habitação Social da autarquia de Coimbra, destacou que a “Câmara Municipal é o parceiro por natureza e de referência” das iniciativas da Associação Integrar, reforçando que “nesta matéria a Câmara Municipal de Coimbra, será o que a Associação Integrar quiser que seja”, referindo que a autarquia não integra, ainda, a lista de pontos de recolha da campanha.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE