Coimbra

Associação Empresarial de Condeixa já trabalha plano de atividades

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 03-10-2016

 

PUBLICIDADE

A Associação de Desenvolvimento Empresarial de Condeixa (ADECX) reuniu, pela primeira vez, no passado dia 29 de setembro, para iniciar os trabalhos de preparação do plano de atividades da nova estrutura.

unnamed-1

PUBLICIDADE

A reunião decorreu no salão nobre da Câmara Municipal de Condeixa e contou com a presença do edil Nuno Moita, além dos membros dos órgãos sociais da associação que conta com 13 sócios fundadores.

“Este é um momento simbólico do início de uma nova era no planeamento industrial e desenvolvimento económico do concelho. Estamos muito confiantes no trabalho desta nova associação, que sempre contou com o incentivo desta autarquia e que sempre terá o nosso total apoio e colaboração na ação estratégica, nomeadamente no âmbito da criação de emprego”, declarou Nuno Moita, presidente da Câmara de Condeixa.

PUBLICIDADE

Presidida por João Lopes (Farmalabor – Produtos Farmacêuticos SA), a direção da ADECX conta ainda com Nuno Rebanda (Quimijuno – Produtos Químicos Lda) e Sérgio Fonseca (Campicarcentro Lda) nas duas vice-presidências.

unnamed

“A criação da Associação de Desenvolvimento Empresarial de Condeixa representa um marco importante para as empresas do concelho. Como em qualquer ramo de actividade, região ou sector, é importante ter fóruns permanentes de debate, onde as empresas se possam fazer ouvir, se abordem constrangimentos e se encontrem oportunidades. Com a criação da associação, entendemos que podemos facilitar esses debates. Independentemente do percurso individual que cada empresa do concelho terá que fazer, existem sempre determinados assuntos que tratados no seio de uma associação empresarial terão sempre mais impacto”, sublinha João Lopes, presidente da ADECX.


Nesta fase, tratando-se de uma associação muito jovem, o primeiro objectivo da associação passa por definir uma caracterização das empresas do concelho para encontrar um plano de ação que responda às necessidades e anseios coletivos.

“Sendo uma associação empresarial com empresas dos mais diversos sectores, é fundamental encontrar denominadores comuns aos diferentes associados para poder desenhar um plano de actividades que vá de encontro aos interesses dos mesmos. Outro objectivo da Associação de Desenvolvimento Empresarial de Condeixa deverá ser estabelecer um contacto permanente com as autoridades regionais competentes, nomeadamente a autarquia, representando sempre os interesses dos associados em prol do desenvolvimento do concelho”, revelou João Lopes.

O dirigente acrescentou que “a autarquia tem dado todo apoio para a criação da ADECX, o que nesta fase é absolutamente fundamental. Creio que com o desenvolvimento da associação encontraremos inúmeras oportunidades de trabalho em pareceria com a autarquia. Com uma associação empresarial no concelho que seja representativa e activa, toda a região tem benefícios e a autarquia só tem a ganhar”.

De acordo com os estatutos, a ADECX não tem fins lucrativos e representará as atividades económicas sediadas no concelho. Todavia, admite estabelecer delegações em concelhos vizinhos onde não esteja ativa uma instituição congénere.

Com um tecido industrial e empresarial multi-setorial, o município de Condeixa goza de um posicionamento geográfico estratégico, apontado pelo presidente da ADECX como um dos fatores mais competitivos para a fixação e atração de investimento. “Localiza-se no centro do país, com acesso directo à A1 que é o principal eixo viário de Portugal, encontrando-se muito perto do centro metropolitano de Coimbra, com um volume de população dos concelhos adjacentes relevante. Não podemos também esquecer a importância do Portugal 2020 e, também aí, o posicionamento geográfica permite o acesso a determinados instrumentos de desenvolvimento que outras zonas do país não podem usufruir. Potenciando o atrativo da localização geográfica, com o imponente património cultural e histórico, com uma rica cultura gastronómica, penso que Condeixa representa uma proposta muito atractiva”, concretiza.

A próxima reunião da Associação de Desenvolvimento Empresarial de Condeixa (ADECX) está marcada para dia 20 de outubro na na empresa associada Quimijuno – Produtos Químicos Lda.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE