Saúde

Associação denuncia pressão dos Oftalmologistas para excluir Optometristas dos cuidados de saúde

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 04-12-2019

A Associação de Profissionais Licenciados em Optometria (APLO), que representa mais de 1.200 optometristas, está indignada com as pressões que estão a ser conduzidas pela Associação C.O.E.S.O que será formalmente apresentada amanhã no Congresso da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, para o afastamento dos Optometristas dos cuidados de saúde, em Portugal.

PUBLICIDADE

A APLO esclarece, em resposta às acusações proferidas, que “A Direção-Geral do Ensino Superior classifica os planos de estudos universitários de Optometria exatamente na área da saúde e que os mesmos estão acreditados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. A sua formação é feita na mesma Faculdade de Ciências de Saúde da Universidade da Beira Interior e com a cooperação da Escola de Medicina da Universidade do Minho que formam médicos deste país.

A APLO é constituída exclusivamente por licenciados de Optometria, sendo que mais de 80% possuem doutoramento, mestrado (5 anos) ou licenciatura (4 anos e meio) com estágio profissional incluído, como mínimo, à semelhança de esmagadora maioria dos países europeus e mais avançados no mundo”, explica Raúl de Sousa, presidente da APLO.

PUBLICIDADE

E acrescenta: “Os Optometristas são especialista da visão e esta designação nunca foi um termo usado exclusivamente por médicos. Aliás, a sua formação específica em erros refrativos e síndromes de visão binocular é substancialmente mais profunda e completa.

A profissão de Optometrista é considerada uma das profissões mais valorizadas no mundo e existe há mais de 200 anos.

PUBLICIDADE

publicidade

A associação diz que “é falso e calunioso dizer que somos uma ameaça à saúde ocular dos portugueses, quando, na verdade, a existência dos Optometristas é defendida pela Organização Mundial de Saúde e pela Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira como uma solução para resolver o problema crónico na lista de espera de Oftalmologia e para melhorar o acesso de todos os portugueses aos cuidados necessários para a saúde da visão”.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE