Coimbra

Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra promove dia aberto de râguebi inclusivo

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 23-09-2019

A Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) promove na quarta-feira o primeiro Open Day do Râguebi Inclusivo, iniciativa que tem como primeiro objetivo “servir de inspiração” a instituições que trabalham na área da deficiência.

PUBLICIDADE

“Queremos dar o exemplo, juntando cerca de uma centena de utentes de instituições que trabalham na área da deficiência, e que irão partilhar o campo com outras sem deficiência, numa perspetiva de inclusão que se aplica também à idade, género ou experiência”, disse à agência Lusa o coordenador do projeto, João Costa, fisioterapeuta na instituição, ex-jogador e atual árbitro.

PUBLICIDADE

O dia aberto de divulgação do chamado “’mixed ability rugby’ decorre a partir das 10:00 na Quinta da Conraria, em Ceira, e reúne utentes de organizações de Coimbra, Lousã, Montemor-o-Velho e Vila Nova de Poiares, contando ainda com a participação de jogadores e treinadores da equipa de râguebi da Escola Superior Agrária de Coimbra, que disputa o campeonato nacional.

Haverá lugar à realização de diversos exercícios de treino e mini-jogos envolvendo todos os participantes, com e sem deficiência, entre os quais estarão os elementos da equipa de râguebi da APCC, explica João Costa.

PUBLICIDADE

publicidade

A APCC tem desde o início deste ano uma equipa de râguebi de utentes, que tem realizado diversas exibições na região Centro. Até agora, ainda não encontrou adversários, lacuna que João Costa espera preencher através do dia aberto.

“Queremos ajudar ao aparecimento de mais equipas e praticantes de ‘mixed ability rugby’, criando um movimento verdadeiramente inclusivo, inspirado em alguns dos valores habitualmente associados à modalidade, como o companheirismo ou a abnegação”, diz Costa.

O projeto de ‘mixed ability rugby’ da APCC foi apresentado publicamente em abril, sendo atualmente constituído exclusivamente por pessoas com deficiência, “mas abrirá futuramente as suas portas à participação de outras pessoas”, garante João Costa.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE