Coimbra

Associação de Pais de Almalaguês acusa Câmara de Coimbra de não entregar computadores aos alunos

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 16-02-2021

A Associação de Pais e Encarregados de Educação (APEE) da escola básica de Almalaguês acusa a Câmara de Coimbra de não ter entregue computadores aos alunos para o ensino à distância.  A autarquia refuta a acusação e afirma que os novos equipamentos começaram a chegar ontem, 15 de fevereiro, e que deverão começar a ser distribuídos pelos Agrupamentos de Escolas de Coimbra “entre hoje e amanhã.”

PUBLICIDADE

“Em causa está o pedido de 20 computadores para a EB1 de Almalaguês efetuado a partir do Agrupamento de Escolas Coimbra Sul e entregue ao município, no levantamento municipal das necessidades efetuado pelos serviços de Educação neste segundo confinamento. Rui Nuno Castro disse que a escola “não recebeu nenhum equipamento informático” até à data. O agrupamento de escolas foi contactado pelo NDC mas não prestou declarações em tempo útil. O engenheiro informático que preside à APEE alerta para “atraso constante e apoio ineficaz por parte da Câmara Municipal de Coimbra.

A Associação de Pais revela, no entanto, que avançou com um protocolo com a Junta de Freguesia de Almalaguês, no âmbito do projeto privado gerido pelo presidente da associação de pais, denominado “Student Keep. Esta parceira com a autarquia local conseguiu “instalar os 20 equipamentos informáticos para que os alunos, do universo de 53 crianças da EB1 de Almalaguês, tenham acesso aos conteúdos lecionados nesta nova fase de ensino à distância”, que teve início no dia 8 de Fevereiro deste ano.

PUBLICIDADE

Rui Nuno Castro diz que esta situação não é inédita e que já na primeira fase do confinamento, em meados de março de 2020, a Câmara de Coimbra só fez chegar 13 dos 25 computadores que foram solicitados, tendo os restantes 12 sido garantidos pela Associação de Pais através do apadrinhamento e cedência de material no âmbito do projeto financiado por diversas empresas e promovido por voluntários.

O Município de Coimbra garantiu ao NDC que “tem trabalhado em tempo recorde” para que nenhum aluno fique de fora nesta nova fase de ensino à distância e que nesse sentido para além dos cerca de 1.300 equipamentos informáticos (tablets e acessos de banda larga) que foram cedidos a título de empréstimo já em abril do ano passado a alunos do concelho, foram adquiridos pela autarquia mais 1150 equipamentos informáticos.

PUBLICIDADE

publicidade

Da nova remessa de equipamento que a Câmara Municipal de Coimbra adquiriu, 650 são computadores portáteis e 500 equipamentos dizem respeito ao acesso à internet. Fonte municipal avançou que alguns dos novos equipamentos começaram a chegar ontem, 15 de fevereiro, e que deverão começar a ser distribuídos pelos agrupamentos de escolas de Coimbra “entre hoje e amanhã.”

A autarquia reafirmou que tem desenvolvido todos os esforços para garantir o acesso ao ensino à distância a todos os alunos do concelho de Coimbra, “mas que se trata de um processo complexo e relativamente demorado pelo que as pessoas não podem esperar que todos os equipamentos sejam entregues de um dia para o outro.”

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE