Coimbra

Associação de Gerontologia Social quer plano de igualdade de oportunidades para os mais velhos

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 30-05-2018

 

PUBLICIDADE

 O presidente da Associação Nacional de Gerontologia Social pediu uma reunião ao Governo para apresentar um “plano para manutenção de igualdade de oportunidades e manutenção da cidadania (manutenção de papéis sociais) dos que são mais velhos”.

 

Em nota de imprensa, Ricardo Pocinho explicou ter solicitado esta reunião à secretária de Estado da Cidadania e da Igualdade, Rosa Monteiro, aquando do congresso AGEING2018 – Congresso Internacional sobre o Envelhecimento, que hoje terminou em Coimbra e que reuniu 600 pessoas.

PUBLICIDADE

publicidade

Ricardo Pocinho abordou também a questão demográfica portuguesa e dos desafios para o envelhecimento.

“Somos um país de velhos. Não podem encerrar as licenciaturas em Gerontologia, o país precisa de técnicos capacitados para lidar com estes novos velhos, mais dependentes e com maior declínio”, disse.

PUBLICIDADE

O responsável apelou ainda para a necessidade de revisão de condições salariais: “Se nada for feito, a rutura é certa. Há mais pessoas a necessitarem de cuidados e de forma diferenciada, em Portugal, e apesar de termos uma taxa de desemprego elevada, há regiões do país onde não se consegue uma única pessoa que queira desempenhar esta nobre missão de cuidar dos outros”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE