Cidade

Associação de Coimbra terá uma equipa em missão nas Filipinas

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 15-11-2013

 A associação Saúde em Português, sediada em Coimbra, vai enviar uma equipa de três elementos para as Filipinas, na próxima semana, depois do tufão Haiyan ter atingido o centro do país a 08 de novembro.

PUBLICIDADE

A missão contará com um médico, um enfermeiro e um membro de apoio logístico, e, até agora, segundo Hernâni Caniço, presidente da associação, é “a única equipa portuguesa integrada no ?cluster’ de saúde das Nações Unidas”.

O presidente da Saúde em Português afirmou à agência Lusa esperar que o “estado facilite a ida de voluntários” para a missão humanitária nas Filipinas.

PUBLICIDADE

“Se um funcionário público de um hospital decidir ir em regime de voluntariado, para além de deixar de receber um vencimento, arrisca um processo disciplinar por causa da ausência”, criticou.

Hernâni Caniço referiu ainda que seria “desejável” levar uma equipa de cinco elementos, não avançando ainda com o dia de partida da equipa.

PUBLICIDADE

O tufão Haiyan atingiu as Filipinas na sexta-feira passada, dia 08, em particular as ilhas de Leyte e de Samar.

O balanço oficial do tufão Haiyan nas Filipinas subiu hoje para 3.621 mortos, segundo uma agência governamental, que se aproxima dos 4.460 mortos anunciados pela ONU.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE