Associação criada hoje em Oliveira do Hospital quer combater interioridade

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 03-11-2017

A Associação das Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal, hoje constituída em Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, propõe-se combater a interioridade e defender o mundo rural.

PUBLICIDADE

luis lagos

A associação, com o empresário Luís Lagos como porta-voz, conta com cerca de 300 associados, entre cidadãos e empresários dos vários concelhos afetados pelos incêndios de 15 de outubro, que, no distrito de Coimbra, causaram 24 mortos.

PUBLICIDADE

“Temos de fazer com que uma tragédia destas nunca mais aconteça e o que o Estado assuma as suas responsabilidades, porque o que se passou foi incúria de vários governos”, disse à agência Lusa Luís Lagos.

O presidente da Associação das Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal pretende que esta nova entidade “se afirme no palco mediático para dar voz” à defesa da região mais desfavorecida do país.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo o dirigente, a classe política deve agarrar na sua consciência coletiva e perceber que o interior precisa de investimento, de discriminação fiscal positiva, de vias de acesso e que não lhe encerram escolas, centros de saúde e tribunais.

“Porque senão o Estado só está a exercer a soberania numa parte do território”, disse Luís Lagos, considerando que, se nada for feito, o interior vai ser o “deserto português”.

O empresário acrescenta que a “gente do interior tem estado desprotegida e é altura do Estado lhe dar respostas”.

Uma das primeiras iniciativas da nova associação passa pela marcação de uma audiência com o Presidente da República, a quem será apresentado um “caderno reivindicativo para o interior”.

Depois, acrescentou Luís Lagos, está também planeado a realização de um congresso do interior e mundo rural, cuja data não está marcada, de forma a reunir “toda a classe política nacional para fazer um debate profundo sobre um programa que volte a dinamizar esta região”.

As centenas de incêndios que deflagraram no dia 15 de outubro, o pior dia de fogos do ano, segundo as autoridades, provocaram 45 mortos e cerca de 70 feridos, continuando desaparecidas duas pessoas.

Os fogos obrigaram a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas.

Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos em Portugal, depois de Pedrógão Grande, em junho deste ano, em que um fogo alastrou a outros municípios e provocou, segundo a contabilização oficial, 64 vítimas mortais e mais de 250 feridos. Registou-se ainda a morte de uma mulher que foi atropelada quando fugia deste fogo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE