Região

Associação Comercial quer estimular o comércio local na Figueira da Foz (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 02-12-2021

A Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz (ACIFF) apresentou, ao início desta tarde, várias iniciativas para promover a economia local nesta quadra natalícia.  Para o presidente da estrutura, Nuno Lopes, “o comércio de proximidade continua a criar experiências gratificantes, tornando o consumo num momento mais personalizado, familiar e íntimo, o que permite manter vivo o centro urbano e o verdadeiro espírito de Natal”.

PUBLICIDADE

Com o mote “À descoberta do Comércio Natal, celebre o comércio local” a ACIFF realiza até dia 7 de janeiro um conjunto de atividades.

Numa parceria com a Pó de Saber – Cultura e Património, a Associação Comercial e Industrial promove visitas guiadas a espaços identificados com o estatuto de «Comércio Local com História», trata-se da iniciativa: Comércio Natal Convida…Percurso histórico, que inclui rotas gratuitas, que no entanto carecem de marcação junto dos serviços da ACIFF.

PUBLICIDADE

Outra das ações é o passatempo de montras com o mote «Natal a l ‘Arte», que decorre até  dia 24. Com Nuno Lopes a salientar que “a ACIFF tem vindo, à semelhança de anos anteriores, a desenvolver acções de sensibilização dos comerciantes para que decorem as suas montras e entradas com motivos natalícios”, deixando, ainda o apelo a que até ao Natal se adotem horários mais alargados, nomeadamente com abertura aos feriados e sábados durante todo o dia.

O passatempo de montras é já uma tradição no entanto é importante estimular os lojistas a fazer algo inovador e diferenciador”, adianta o dirigente.

PUBLICIDADE

publicidade

“Desta forma, foram desafiados artistas locais e lojas associadas para, em conjunto, conjugarem a arte com os produtos de cada loja e assim criarem montras com as instalações dos artistas”.

Este passatempo visa eleger a melhor Montra de Natal e contempla ainda a atribuição de 2.º e 3.º classificados. Em jogo está pela primeira vez um prémio monetário num total de 1000€ que será dividido entre lojistas e artistas vencedores, de acordo com a classificação obtida.

Está também de regresso a eleição do Melhor Bolo Rei Tradicional da Figueira da Foz  que se realiza no dia 11 deste mês. “Em 2020 a situação pandémica que se viveu não  permitiu realizar esta atividade no modelo habitual com a presença de júri e aberta ao público com uma degustação, destacou.

A concurso nesta 5ª edição estarão padarias e pastelarias somente do concelho da Figueira da Foz.

“Dando continuidade à parceria iniciada em 2020 entre a ACIFF e o CCD – Centro Cultural e Desporto dos Trabalhadores do Município da Figueira da Foz, voltamos em 2021 a contar com o apoio do CCD, que irá oferecer aos seus associados um vale no valor de 15€ que poderá ser depois descontado em lojas aderentes e sócias da Associação, completou Nuno Lopes.

Esta colaboração permite injetar diretamente na economia local seis mil euros. Já a Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz investe cerca de 10 mil euros neste projeto.

Veja o vídeo do Direto NDC com Nuno Lopes, presidente da ACIFF:


Veja o vídeo do Direto NDC da apresentação das iniciativas da ACIFF:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE