Desporto

Associação Académica discute propinas e alojamentos com Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior  

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 08-03-2019

Daniel Azenha e João Assunção, presidente e vice-presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC) respetivamente, foram recebidos em Lisboa pelo Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira. 

PUBLICIDADE

Esta audiência vem no seguimento do pedido público feito pela AAC no dia 30 de janeiro após as polémicas declarações do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Durante a reunião, a AAC procurou esclarecer a posição da Tutela quanto às propinas e qual a linha estratégica a longo prazo para o Ensino Superior.

PUBLICIDADE

Foram também debatidos vários assuntos na área da ação social, apresentando as preocupações e dúvidas dos estudantes relativamente ao Plano Nacional de Alojamento Estudantil recentemente divulgado.

À margem do encontro, Daniel Azenha considerou que “foi uma reunião esclarecedora que nos permitiu perceber a visão da tutela quanto à questão das propinas. Para o Sr. Secretário de Estado estamos perante um desafio verdadeiramente europeu.”

PUBLICIDADE

publicidade

O presidente da Associação Académica de Coimbra disse ainda que “O Sr. Secretário de Estado compreendeu as preocupações dos estudantes e assegurou que a estratégia de redução dos custos das famílias no Ensino Superior será para continuar”.

Os dirigentes da AAC, após a reunião, garantem que “a tutela escutou a visão da Associação Académica de Coimbra que defende e defenderá a propina 0 para o Ensino Superior português tal como o reforço da Ação social para garantir um acesso verdadeiramente universal e justo.

A reunião ficou ainda marcada pelo debate sobre o novo plano nacional de alojamento estudantil. 

“Fizemos chegar a nossa preocupação em relação ao número de novas camas disponíveis para os estudantes em Coimbra. 450 novas camas não são suficientes para o número de estudantes deslocados que existem na nossa cidade”, assegurou Daniel Azenha.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE