Coimbra

Associação Académica de Coimbra critica novo primeiro-ministro por desvalorizar o ensino superior

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 4 semanas atrás em 29-03-2024

A Associação Académica de Coimbra (AAC) subscreveu um comunicado onde “repudia” a decisão de Luís Montenegro de desvalorizar “o Ensino Superior e a Ciência” ao acabar com este ministério e uni-lo num “superministério” que engloba a educação.

PUBLICIDADE

De acordo com o movimento estudantil, esta medida representa “um claro desrespeito pela importância e especificidades do ensino superior e da importância estratégica da ciência para o crescimento económico do país”.

No comunicado, que publicaram na página oficial da rede social Facebook da AAC, é dito ainda que ao não atribuir a este setor um “ministério próprio, o Governo deixa claro que não reconhece a necessidade de políticas e investimentos específicos para promover a excelência e a valorização desta área em Portugal”.

PUBLICIDADE

“O Ensino Superior desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do país, contribuindo para a inovação, a investigação e o progresso social e económico”, referem.

Por outro lado, consideram que “ao desvalorizar esta área, o Governo compromete o futuro do país e prejudica, não só os estudantes mas também a sociedade no seu todo”.

PUBLICIDADE

publicidade

“O movimento estudantil insta o Governo a reconsiderar esta decisão e a dar a devida prioridade ao Ensino Superior, garantindo-lhe a atenção e os recursos necessários para que possa cumprir plenamente a sua missão de formar cidadãos qualificados e contribuir para o desenvolvimento sustentável de Portugal”, frisam.

Recorde-se que o economista e ex-secretário de Estado Adjunto da Administração Interna Fernando Alexandre foi a escolha de Luís Montenegro para a pasta do “superministério” que junta educação, ciência e ensino superior. A tomada de posse do novo Governo tem lugar no dia 2 de abril.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE